comorbidades

Afinal, o que são comorbidades?

Termo diz respeito a presença de duas ou mais doenças relacionadas, ao mesmo tempo e no mesmo paciente

Nunca se falou tanto em comorbidades como durante a pandemia do novo coronavírus. Mas, você sabe o que esse termo significa? Comorbidades são compreendidas como a soma de duas ou mais doenças em uma mesma pessoa, de forma simultânea.

Trata-se de uma expressão muito usada não só no caso da Covid-19, mas também no tratamento de transtornos psiquiátricos, dependência química e obesidade, entre outros problemas, conhecidos como doenças de base. Com elas, o sistema imunológico tende a ficar mais frágil, propiciando o aparecimento e agravamento de outras doenças, que são as comorbidades.

Por exemplo, no caso da obesidade, as doenças crônicas como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto e alguns tipos de câncer tendem a aparecer – neste caso, elas seriam as comorbidades. Já o autismo pode estar acompanhado de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), enxaquecas e cefaleias, distúrbios do sono, entre outros.

Muitos destes problemas são silenciosos, por isso, é essencial manter o acompanhamento médico constante, para identificar rapidamente o surgimento das comorbidades e tratá-las em conjunto com a doença de base.

Para quem sofre com a Covid-19, as comorbidades tendem a agravar o quadro clínico, colocando os pacientes entre os principais grupos de risco da doença. Por isso, eles integram a lista de prioridades da vacinação – com previsão de receberem as doses na terceira fase do Plano Nacional de Imunização.

Veja abaixo as comorbidades para a Covid-19:

> Diabetes;
> Obesidade e câncer em estágios graves;
> Doenças renais;
> Hipertensão arterial grave;
> Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
> Gestantes de alto risco;
> Anemia falciforme;
> Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde