Afinal, o que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)?

TOC

O TOC é comum e não se trata apenas de uma mania por limpeza. Veja os sintomas mais frequentes e as causas da doença

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é mais do que uma mania por organização ou limpeza. Trata-se de um distúrbio psiquiátrico, que gera ideias ou impulsos repetitivos (obsessões), que geralmente obrigam a pessoa a fazer determinadas ações repetidamente (compulsões), como limpar a casa. Essas ideias e ações são de vários tipos e de grave intensidade.

Trata-se de um transtorno comum e crônico, que afeta de 1 a 2% da população mundial. No Brasil estima-se que mais de 4 milhões de brasileiros sobrem com a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica o TOC entre as 10 doenças mais incapacitantes do planeta.

Normalmente, o transtorno obsessivo-compulsivo causa ansiedade. Além disso, muitas pessoas têm as mesmas compulsões ou obsessões, o que não configura a doença. Os principais sintomas do TOC são:

> Medo e preocupações excessivas;
> Pensamentos agressivos ou indesejados em relação aos outros e a si próprio;
> Indecisão diante de situações corriqueiras;
> Dúvidas cotidianas (por exemplo, sempre supor que a porta da frente não foi trancada);
> Dificuldade para pronunciar certas palavras.

Para controlar a ansiedade gerada por esses sintomas, a maioria das pessoas com TOC adotam comportamentos compulsivos como:

> Lavar ou limpar diversas vezes a mesma coisa para evitar contaminação;
> Verificar algo para eliminar dúvidas (por exemplo, checar muitas vezes que uma porta está trancada);
> Contar (por exemplo, repetir uma ação um determinado número de vezes);
> Ordenar (por exemplo, arrumar talheres ou objetos da mesa de trabalho em um padrão específico).

Caso esses sinais sejam frequentes, é fundamental buscar ajuda psicológica nas primeiras vezes que se manifestarem, para aliviar o sofrimento e entender a situação. Em casos mais graves, é necessário o uso de medicamentos, sob acompanhamento de um psiquiatra. Vale ressaltar que a pessoa com TOC tem total consciência, portanto não se trata de delírios.

As causas ainda são desconhecidas, mas sabe-se que envolve diversos fatores. Estudos científicos sugerem que o TOC está relacionado com problemas na formação do cérebro e com a genética e hereditariedade, além de outros problemas psicológicos.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts