Transtorno do espectro autista: como identificar os sinais?

autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição comportamental que apresenta características marcantes no indivíduo, principalmente entre 2 e 3 anos de idade, e em alguns casos, pode ser diagnosticado por volta dos 18 meses.

A psicóloga Elzelis Santiago, do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), ressalta que o autismo não é um transtorno único e pode se apresentar de diferentes modos, dependendo de pessoa para pessoa.

“As características mais comuns são: dificuldades com habilidades sociais, comunicação comprometida (seja ela verbal e não-verbal), além de comportamentos repetidos, convulsões, distúrbios do sono, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade e fobias”, explica a profissional . “Quando identificado o TEA, é importante que seja feito um acompanhamento presencial com um profissional”, complementa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. Só no Brasil, estima-se 2 milhões de brasileiros com o Transtorno do Espectro Autista.

Como identificar os sinais?

Em bebês:

> Nenhum sorriso ou outras expressões (alegres) até os seis meses;
> contato visual limitado ou inexistente, também até os seis meses;
> Nenhuma partilha de sons vocais, sorrisos ou outra comunicação não-verbal;
> Em 24 meses, não há expressões significativas de duas palavras.

Outras idades:

> Isolamento;
> Sem contato visual;
> Permanece não verbal;
> Comportamentos repetitivos como bater, balançar ou girar;
> Reações intensas a sons;
> Atraso no desenvolvimento da linguagem.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts