Como a síndrome de Burnout afeta na qualidade de vida?

No Dia Mundial do Estresse, conheça as causas e os sintomas dessa doença recorrente no ambiente de trabalho

Caracterizada como uma exaustão física e mental completa no ambiente de trabalho, a síndrome de Burnout é uma das doenças diretamente relacionadas ao estresse.

Durante a pandemia, ela se tornou ainda mais frequente, atingindo 83% dos profissionais de saúde da linha de frente, de acordo com um estudo realizado pela PEBMED (podemos linkar o estudo, é o primeiro conteúdo relacionado).

Porém, também está longe de ser uma exclusividade desses profissionais, pois atinge 32% dos trabalhadores brasileiros em geral, segundo a ISMA (International Stress Management Association).

A síndrome de Burnout é o último estágio de desgaste profissional e também um distúrbio psicológico contemporâneo, constatado pela primeira vez em 1974. Suas principais características são o estresse crônico e uma constante tensão emocional.

Ela se manifesta principalmente em pessoas com trabalhos de grande exigência, com longas jornadas e grandes pressões e responsabilidades. Com o acúmulo de estresse, outros sintomas mentais e físicos podem surgir ou se potencializar, afetando o rendimento profissional ou até impedindo o trabalho.

Destacamos os principais impactos psicológicos da síndrome de Burnout:

> Ausência no trabalho;
> Agressividade e irritabilidade;
> Mudanças bruscas de humor;
> Dificuldade de concentração e lapsos de memória;
> Ansiedade e depressão;
> Baixa autoestima.

Já entre os sintomas físicos estão: dores de cabeça, insônia, cansaço, crises de asma, dores musculares e até mesmo distúrbios intestinais.

Para identificar e tratar a síndrome de Burnout, é primordial o acompanhamento psicológico e psiquiátrico imediato caso os sintomas estejam graves. Praticar exercícios físicos e de relaxamento podem ajudar, por serem uma ótima forma de amenizar os sintomas.

A prevenção também é um dos principais aliados. Por isso, para oferecer suporte emocional e atendimento psicológico para enfrentar a ansiedade e o estresse durante a pandemia do novo coronavírus, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), criou o projeto chamado “Acolhe Psi”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde