Janeiro Branco

Janeiro Branco: 5 dicas para uma boa saúde mental no dia a dia

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os países com maior número de pessoas que sofrem com a ansiedade e depressão

A virada de ano marca o início de um novo ciclo. Com isso, janeiro é um mês onde as pessoas costumam refletir sobre suas relações e emoções, além de traçar novas metas e objetivos para tornar os meses que vem pela frente melhores do que os anteriores.

Baseada na motivação das pessoas em criar uma nova história foi criada a campanha Janeiro Branco, que faz um convite à população para discutir a importância do cuidado com a saúde mental como forma de obter uma melhor qualidade de vida.

A iniciativa surgiu em 2014 por um grupo de psicólogos mineiros e hoje é adotada em todo país, de forma similar à campanha do Outubro Rosa. A campanha se faz fundamental no Brasil, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da nação mais ansiosa do mundo (12 milhões de casos) e a quinta mais depressiva (20 milhões).

Dessa forma, a Pró-Saúde preparou uma série de conteúdos sobre o tema para iniciar o ano com o pé direito. No vídeo de hoje, a psicóloga e analista de Recursos Humanos do Hospital Materno-Infantil de Barcarena (PA), Alliana Dias, dá cinco dicas de como cuidar da saúde mental no cotidiano. Confira:

– Tenha autoconhecimento:
Essa é uma boa forma de conhecer os seus limites, a hora de parar e de continuar, e principalmente a ter uma noção do seu estado mental. Assim, ter mais resiliência para vivenciar a rotina de trabalho.

– Foque em coisas boas:
Evite que pensamentos negativos sejam desgastantes. Com isso é possível se sentir mais produtivo e motivado.

– Organize sua rotina:
É uma boa forma de fazer o cérebro focar apenas no mais necessário, evitando estresses desnecessários, como esquecer um compromisso. Uma boa dica é ter uma agenda e anotar suas tarefas semanais.

– Faça exercícios físicos:
Com isso, o cérebro consegue tirar a energia acumulada no dia a dia e se sentir relaxado.

– Durma bem:
Assim é possível “recarregar as baterias”. Pessoas com dificuldades para dormir estão mais propensas a adquirir um transtorno mental. Por isso, mantenha o sono regulado.

Confira as dicas no vídeo abaixo:

Para essas e outras informações, acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde