Terror psicológico: saiba o que é e como agir

Foto: Divulgação/TV Globo

Desde que começou o Big Brother Brasil (BBB), as redes sociais explodiram em comentários sobre o terror psicológico sofrido por alguns participantes dentro do reality.

Mas o que significa esse tipo de assédio e como identificá-lo? De acordo com a psicóloga Edleia Ribeiro, que atua pela Pró-Saúde no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Gerado Veloso, esse tipo de trauma pode ser levado por uma vida inteira, por isso, é fundamental identificar o agressor que, nos casos mais graves, pode até levar a prisão.

“O torturador vai sempre questionar tudo que a vítima fizer. Ele ironiza, xinga, humilha, ameaça, ofende e isola a sua presa, sempre criticando severamente e não liga para os sentimentos da pessoa. Ele altera situações para o seu benefício e tem muito prazer em ver o indivíduo sofrer”, explica.

Segundo a profissional de saúde as pessoas que sofrem essa tortura psicológica começam a questionar as suas emoções, sua sanidade e paralisam sua vida devido ao horror das palavras que lhe são atribuídas. A situação imposta tem alguns impactos físicos e mentais. São eles:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Estresse pós-traumático;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Imunidade baixa;
  • Riscos de infarto e derrame;
  • Capaz até de gerar desequilíbrio mental.

Mas o que fazer quando se é submetido a essa situação? Deve se procurar o atendimento psicológico o quanto antes, e conversar com pessoas de confiança para dar início ao tratamento. É importante que a pessoa tire um tempo e faça algo que traga de volta a sensação de que ela é útil e capaz.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts

Ampliar fonte
Contraste