Quaresma: Conheça os cuidados para consumir pescados com segurança

Celebrada pela comunidade católica, a Quaresma é um período de preparação dos fiéis para a Ressureição de Cristo, durante a Páscoa. A data tem início na Quarta-Feira de Cinzas, se estendendo por 44 dias, até o fim da Semana Santa. Esse intervalo de tempo é marcado por reflexões e serviços religiosos, como jejuns, obras de caridade e orações.

Atualmente, o jejum integral não é uma condição indispensável para os católicos que desejam seguir a Quaresma. A abstenção do consumo de carne de animais de sangue quente (bovina, ovina e aviária) e inserção de pescados nas refeições, tornou-se uma prática comum durante esse período do ano.

Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais para que você consuma os pescados com segurança, confira:

Conservação

• Limpe o animal: Antes de armazenar o peixe fresco em casa, é ideal que suas vísceras sejam retiradas para evitar que o alimento estrague mais rápido.

• Uso do gelo: Nesse caso, é preferível que o gelo tenha formato de escamas e envolva o peixe por todos os ângulos. Dessa forma, o alimento mantém suas características naturais do peixe fresco, evitando seu ressecamento.

• Congelamento: Sem as vísceras, peixes frescos devem ser armazenados na geladeira por até 24 horas. No caso de consumo não imediato, o peixe pode ser congelado no freezer doméstico por até três meses.

• Salga: Aqui, utiliza-se a desidratação do peixe para a conservação. A técnica consiste em remover a umidade da carne a partir da inserção do sal, capaz de inibir o desenvolvimento de micro-organismos e melhorar o sabor do alimento.

Fique atento na hora da compra

Para garantir o preparo e consumo seguro do peixe, é preciso ficar atento as seguintes características do alimento:

• Brânquias avermelhadas;
• Escamas brilhantes e bem aderentes à pele;
• Odor próprio e agradável;
• Olhos claros, vivos e transparentes;
• Superfície do corpo limpa, sem pigmentações estranhas, escurecidas ou esverdeadas.

Segundo pesquisas nacionais, até o mês de fevereiro, houve um alta nos preços de pescados. Uma dica é substituir o consumo de peixes nobres por opções regionais, como o Pirarucu, que além de ser um dos pescados mais consumidos na região Norte do país, também apresenta diversos benefícios à saúde, como o ômega 3, propriedades antioxidantes e colágeno.

Para essa e outras informações, continue acompanhando o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde