O que é aneurisma?

(Foto: Reprodução)

O aneurisma é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de um vaso sanguíneo, que pode se desenvolver em qualquer artéria do corpo: no cérebro, coração, rim ou abdômen.

Entretanto, o aneurisma cerebral é o mais comum, atingindo cerca de 2% a 5% da população brasileira, e mais de seis milhões de pessoas no mundo, segundo estudos realizados nos Estados Unidos.

Nesta semana, o tema ganhou notoriedade, após a advogada e ganhadora do reality show Big Brother Brasil (BBB), Juliette Freire, falar sobre o diagnóstico de aneurisma cerebral que recebeu no ano passado, além dos casos de sua mãe, dona Fátima, e irmã Julienne, que morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) causado pelo aneurisma, quando tinha apenas 17 anos.

Algumas condições genéticas, hipertensão , colesterol e triglicérides altos, tabagismo, diabetes e excesso de consumo de álcool são fatores de risco para o desenvolvimento e ruptura do aneurisma cerebral.

Aneurisma cerebral

O aneurisma pequeno costuma ser assintomático. Quando há seu crescimento, a estrutura do cérebro é comprimida, causando os sintomas que variam de acordo com a área afetada, além do tamanho e extensão que o sangramento atingiu após o rompimento do aneurisma.

Os sintomas mais comuns são:

Dor de cabeça súbita (repentina e intensa);
• Náuseas;
• Perda de consciência;
• Vômitos.

As sequelas da doença estão relacionadas às áreas do cérebro que foram afetadas. Dentre as consequências do aneurisma cerebral, podemos destacar a alteração da movimentação dos olhos, paralisia dos membros, AVC e, até mesmo, estado vegetativo.

Sob qualquer suspeita ou indícios de sintomas, procure um profissional de saúde e realize os exames.

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde