O câncer de próstata é hereditário?

Novembro Azul

Especialista aponta que há um aumento na taxa de incidência quando pai, irmãos e primos apresentam casos de câncer de próstata. No Minuto da Saúde desta semana, esclarecemos algumas dúvidas sobre a hereditariedade da doença

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil e afeta apenas homens. Suas causas podem ser hereditárias, mas isso não significa que não é possível preveni-lo! Para evitar a doença é importante manter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e evitar o consumo excessivo de cigarro e bebidas alcoólicas.

O alerta é ainda mais necessário para a terceira idade, já que 75% dos casos do câncer de próstata ocorrem após os 65 anos. Vale lembrar ainda que o diagnóstico precoce, realizado com o exame de toque retal, é essencial para aumentar as chances de tratamento.

Durante o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, a Pró-Saúde está realizando uma seção especial de vídeos informativos em suas redes sociais, o Minuto da Saúde, divulgado semanalmente às quartas-feiras.

As perguntas são enviadas por pessoas espalhadas em unidades gerenciadas pela entidade em todo país e por seguidores nas redes sociais. Na semana passada, o primeiro vídeo da campanha abordou os sintomas do câncer de próstata e explicou como funciona a doença.

Nesta semana, a médica oncologista Kalysta Borges, do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém (PA), tira dúvidas sobre a prevenção e a hereditariedade do câncer de próstata. Confira:

– O exercício físico ajuda na prevenção da doença? 

Sim. Existe uma associação tanto com a obesidade, quanto com a dieta inadequada e o sedentarismo. Logo, a atividade física é um fator preventivo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 150 minutos de atividade física por semana já são suficientes. Esse tempo pode ser dividido conforme as vontades e necessidades da pessoa.

– Quem apresenta casos de câncer de próstata na família, tem mais chances de desenvolver a doença? 

Sim, existem as síndromes familiares. Há um aumento na taxa de incidência quando pai, irmãos e primos apresentam o câncer de próstata. Com três familiares com a doença, por exemplo, as chances aumentam em até 10 vezes. Portanto, é importante essa pessoa realizar exames preventivos mais precocemente, em torno dos 40 anos de idade.

– O câncer de próstata atinge todas as idades? Qual a faixa etária que a doença mais ocorre? 

Cerca de 75% dos casos ocorrem em pessoas acima de 65 anos. Então a faixa etária a partir da sexta década é a mais incidente. Em raros casos, pode acontecer em idades mais precoces, principalmente quando há as síndromes familiares – nessas situações o paciente já tem uma mutação genética que favorece a doença.

Para mais informações, assista à esta edição do Minuto da Saúde e acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!

Veja o vídeo abaixo e saiba mais: 

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts