Nistagmo: Conheça a doença que afeta um dos integrantes do Black Eyed Peas

Tema ganhou destaque após um tuíte sobre a baixa visão de Allan Pineda Lindo, mais conhecido como Apl.de.ap, integrante do Black Eyed Peas (Foto: Reprodução)

Durante a última madrugada, o grupo de música Black Eyed Peas foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. O motivo para isso foi a “descoberta” dos internautas sobre a baixa visão de Apl.de.ap, um dos integrantes da banda.

A condição que afeta o cantor se chama Nistagmo, doença caracterizada pela oscilação involuntária e repetitiva dos olhos, que são incapazes de se fixar aos objetos observados. O resultado é a falta de nitidez, clareza e redução da capacidade da visão.

Principais Sintomas

• Dificuldade de equilíbrio;
• Dificuldade de percepção de profundidade;
• Manter a cabeça inclinada;
• Movimento involuntário dos olhos;
• Sensação de “terremoto”
• Sensibilidade à luz;
• Tonturas.

Tipos da doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), existem dois tipos de Nistagmo, e cerca de outras três subcategorias. Confira os principais tipos:

• Nistagmo Congênito: Geralmente, essa condição ocorre a partir de seis semanas de vida. Nesse caso, os olhos não conseguem enviar uma mensagem clara ao cérebro sobre o que está sendo visto, causando deficiência visual moderada a grave em ambos os olhos.

• Nistagmo Adquirido: Pode ser desenvolvido a partir dos seis meses, até a fase adulta. Ele pode estar associado a condições médicas graves, e suas causas são diversas, desde efeitos colaterais à medicamentos, até anormalidades cerebrais.

Nistagmo tem cura?

A cura da doença é possível, a depender da causa dela. Para que isso seja possível, é preciso que o paciente passe por uma avaliação médica.

Em casos graves, a cirurgia é uma opção para reduzir a quantidade de rotação da cabeça e diminuir sua inclinação, melhorando a visão e estética. No caso de erros refratários, como miopia – que também acomete o cantor – o uso de óculos e lentes de contato ajudam a corrigir esses erros, melhorando a visão.

Para mais informações sobre saúde e bem-estar, continue acompanhando o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde