Meningite: Confira os principais sintomas e formas de tratamento

Este domingo (24) é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Meningite, data que destaca a importância da prevenção, diagnóstico e melhoria dos suportes àqueles que sofrem com a doença.

A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) define a meningite como uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, afetando o sistema nervoso.

Existem três tipos de meningite, que são classificadas de acordo com os agentes causadores, sendo esses, a bactéria, vírus e, em casos raros, fungos. Segundo a OPAS, a infecção bacteriana é uma das mais preocupantes, sendo responsável por cerca de 250 mil mortes por ano.

Confira os principais sintomas:

Meningite bacteriana : Febre alta, mal-estar, vômito, dor intensa na cabeça e pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, por vezes, manchas vermelhas no corpo que indicam o alastramento da infecção no corpo.

• Meningite viral: Nesse caso, os sintomas são mais leves assemelhando-se aos de um resfriado ou gripe, como febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, falta de apetite e irritação.

• Meningite fúngica: Febre, forte dor de cabeça, náuseas, vômitos, torcicolo, sensibilidade à luz e confusão mental.

É importante ressaltar que os sintomas não devem ser ignorados, principalmente em crianças com menos de um ano e idosos. O atendimento médico precisa ser realizado em unidades de urgência e emergência. Se não tratada, a meningite pode danificar gravemente o cérebro e causar uma infecção generalizando, levando a morte.

Tratamento

No caso da meningite bacteriana, o tratamento é realizado através de antibióticos na veia. Quando a doença é causada por vírus, não há um tratamento específico, porém medicamentos antitérmicos e analgésicos servem como forma de aliviar os sintomas. Quadros de meningite fúngica demandam tratamento prolongado com antibióticos e quimioterápicos por via oral, ou injetado na veia.

Como forma e prevenção, vale destacar a importância da vacinação contra casos ainda mais graves da meningite. Todas elas estão disponibilizadas gratuitamente na rede pública de saúde, confira:

• Vacina Meningocócica C
• Vacina Pneumo 10
• Vacina Pentavalente
• Vacina BCG

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde