Junho vermelho e a importância de doar sangue e salvar vidas

Junho Vermelho: campanha alerta para a importância da doação de sangue

Até o início de 2021, apenas 19% dos brasileiros realizavam doações regularmente

Neste ano, ocorre a 7° Edição da campanha Junho Vermelho, ação nacional que chama atenção para a doação de sangue, como forma de aumentar o número de doadores e estoque dos bancos sanguíneos. A campanha foi criada em 2015, pelo movimento Eu Dou Sangue, que incentiva a doação e luta pela causa.

A doação de sangue é considerada um gesto solidário, uma vez que, uma pequena quantidade doada já é capaz de ajudar a salvar vidas de pessoas que realizam tratamento e intervenções médicas de grande porte, como transfusão, transplante, cirurgias e procedimentos oncológicos.

Segundo especialistas, uma única bolsa de sangue doada – cerca de 450 ml – é capaz de ajudar a salvar até quatro vidas. Isso quer dizer que, se você fizer uma doação a cada três meses, poderá ajudar a manter a vida de até doze pessoas.

Queda na doação de sangue

Apesar de ser extremamente importante, até o início de 2021, apenas 19% dos brasileiros afirmaram que doavam sangue regularmente, de acordo com pesquisa realizada pela Abbott, companhia de produtos farmacêuticos.

O dado é confirmado por Silvia Teixeira, coordenadora da agência transfusional do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, localizado em Ananindeua (PA).

“No HMUE, o estoque está abaixo do esperado para a época. E, com o feriado prolongado, o movimento nas estradas aumenta e as pessoas ficam mais suscetíveis a acidentes de trânsito, por exemplo. É o momento de chamar os amigos, familiares e vizinhos para doar sangue e salvar vidas”, ressalta a profissional.

A pesquisa destaca, ainda, que 48% dos brasileiros não têm o costume de visitar os centros de doação, por ter medo do processo ou, simplesmente, por falta de informação, como não saber a quantidade de sangue coletada e para onde ele vai. Por isso, saiba um pouco mais sobre as etapas da doação a seguir:

Processo da doação

• Doar sangue não é demorado: A primeira doação leva cerca de duas horas, a partir do momento em que entra no banco de sangue. Nas demais vezes, o tempo de permanência é de até uma hora.

• O sangue é reposto pelo organismo rapidamente: O volume de sangue doado é reposto pelo organismo um dia após a doação. Isso evidencia que existe sangue suficiente para realizar a doação de forma saudável.

• Após a coleta: Nesse momento, o material passa por testes para classificar o tipo sanguíneo e verificar se há alguma doença transmissível. As bolsas ficam armazenadas nos bancos e são distribuídas pela rede de saúde de um município, conforme necessidade.

Requisitos para doação

• Apresentar documento oficial com foto, como RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional;
• Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais;
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação;
• Ter dormido pelo menos 6 horas no último dia.

Para ajudar os doadores, foi criado um aplicativo gratuito, disponível em todas as plataformas, chamado Hemoliga. Com abrangência nacional, ele conecta o doador com os hemocentros, possibilitando o acompanhamento do volume de sangue disponível em cada centro de doação.

Doe sangue, salve vidas!

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde