Unidade reforça a sua posição como referência de atendimento humanizado para mais de 60 aldeias da região
O Hospital Bom Pastor, reconhecido pelo atendimento humanizado e dedicado às comunidades indígenas, preparou uma semana especial de atividades em homenagem aos indígenas internados na unidade. As ações, realizadas em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no último dia 19 de abril, foram planejadas para reconhecer e valorizar a cultura e os costumes dessas comunidades.
A programação, realizada na OCA da unidade, recebeu cerca de vinte indígenas internados, além de colaboradores e profissionais de saúde. O diretor do Hospital Bom Pastor, Ricardo Lopes, deu início à ação com uma homenagem aos povos indígenas, destacando a importância de preservar e respeitar as tradições.
Houve contação de histórias para as crianças, com a colaboração de uma técnica de enfermagem que fez a tradução para os dialetos locais, e a distribuição de paçoca, alimento de origem indígena muito consumido entre as tribos. “O nosso objetivo foi proporcionar um momento de reconhecimento e valorização da cultura indígena, além de promover a integração e alegria entre todos os presentes aqui”, destacou Ricardo Lopes, diretor da unidade.
A unidade é reconhecida por sua atuação humanizada com as diferentes culturas da região. “A relevância de um evento como este consolida a parceria entre os povos indígenas e o Hospital Bom Pastor, que é uma segunda casa para tratamento dos indígenas em Guajará e região. São 7 mil indígenas de 62 aldeias ao redor de Guajará-Mirim que têm no hospital uma referência de cuidado e respeito”, completou Ricardo.
Sobre o Hospital Bom Pastor
Com gestão feita pela Pró-Saúde, o Hospital Bom Pastor está localizado em Guajará-Mirim, estado de Rondônia, norte do Brasil, é referência no atendimento à saúde indígena para mais de 60 aldeias na região. O hospital faz atendimento de baixa e média complexidade, atende SUS e também é referência, na comunidade, em ginecologia e obstetrícia.