Covid-19 reduz doações nos bancos de sangue brasileiros

Por conta do medo causado pela Covid-19, os bancos de sangue em todo o país registram uma queda significativa no número de doações. Segundo o Ministério da Saúde, o mês de maio apresentou queda de 30% nos estoques brasileiros.

Mas qual a importância de aumentar esses estoques?

O acesso ao sangue doado é essencial para o sucesso de diversos procedimentos e intervenções médicas, como transplantes, cirurgias e tratamentos oncológicos, entre outros. Por isso, a continuidade de diversos atendimentos, depende da disponibilidade de bolsas de sangue.

Estima-se que a doação de uma bolsa de sangue, o equivalente a 450 ml, pode salvar até quatro vidas.

Para doar sangue é preciso estar em um bom estado de saúde. Saiba quais são os requisitos:

> Ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Entre 60 e 69 anos só é possível doar se já tiver feito uma doação anteriormente.
> Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
> Estar alimentado. Sendo indicado evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e aguardar duas horas para doar, após almoçar.
> Não consumir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
> Esperar o intervalo mínimo entre doações: dois meses para os homens e três meses para as mulheres.
> Seguir a frequência máxima anual. Homens podem fazer até quatro doações ao ano enquanto as mulheres podem realizar três.

Procedimentos estéticos, cirurgias, gestações, além de algumas doenças e sintomas podem impedir a doação. Veja mais informações aqui.

Referências:
> https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/oms-incentiva-doacoes-de-sangue-durante-pandemia;
> https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45520-dezesseis-a-cada-mil-brasileiros-fazem-doacao-de-sangue;
> https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-06/doacao-de-sangue-18-da-populacao-brasileira-doa-sangue-meta-da-oms-e-3.

Buscar…


Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde. Aproveite!

Últimos posts