Já ouviu falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOCs)?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica tem como principal causa o tabagismo. A doença atinge mais de 200 milhões de pessoas no mundo, saiba mais sobre os sintomas mais comuns

Comum em adultos a partir dos 40 anos, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um conjunto de doenças que afeta a respiração e vai comprometendo a qualidade de vida do paciente aos poucos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 210 milhões de pessoas no mundo e a estimativa é que se torne a terceira maior causa de óbitos ainda neste ano.

A gravidade dos sintomas varia em cada caso e se inicia de forma mais branda. No início, é normal haver falta de ar ao realizar esforço físico, o que pode progredir para uma dificuldade constante em respirar, até mesmo em atividades mais corriqueiras.

Também é frequente tosse seca ou com secreção, pigarros e vontade de espirrar. Além de um cansaço generalizado.

Em cerca de 85% dos casos, a DPOC ocorre por conta do tabagismo, devido a fumaça dos cigarros nos pulmões. Além disso, a exposição à poluição e a queimadas, fumaça de lenha e querosene, e predisposição genética também estão entre os fatores de risco.

DPOC e a bronquite crônica e enfisema pulmonar

A DPOC engloba doenças como a bronquite crônica e a enfisema pulmonar. Na bronquite, o que ocorre é uma limitação de espaço nas vias aéreas e o acúmulo de secreção dentro dos brônquios.

Já na enfisema, há um desgaste progressivo do tecido pulmonar, que o deixa cada vez mais perfurado e aerado. Ambas as manifestações podem ocorrer ao mesmo tempo, em maior ou menor gravidade, dependendo do caso.

Mesmo sem cura, a DPOC pode ser controlada caso seja tratada e diagnosticada precocemente. Por isso, é ideal consultar um pneumologista e praticar exercícios físicos com a orientação adequada de um fisioterapeuta.

Veja orientações para minimizar os impactos da DPOC:

> Evite fumar ou permanecer no mesmo ambiente que o fumante;
> Utilize medicamentos broncodilatadores (“bombinhas”), sob orientação médica;
> Fique atento às campanhas de vacinação contra a gripe. Os portadores de DPOC devem tomar uma dose anual. Uma infecção gripal pode agravar o quadro respiratório;
> Pratique exercícios físicos com regularidade;
>Busque uma alimentação saudável e balanceada. As pessoas com DPOC estão mais suscetíveis à hipertensão, refluxos e infecções alimentares.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde