Festas de fim de ano: dicas para não sair da linha com a alimentação

Ceia de Natal

Dar preferência para alimentos mais leves e saudáveis, controlar a quantidade e se manter hidratado, são algumas das dicas da especialista para manter uma alimentação balanceada durante as ceias

As festas de fim de ano são momentos de partilha e união esperados por todos. As ceias fartas com variados tipos de alimentos são um convite para deixar a dieta de lado, mas é preciso cautela para que as celebrações não se tornem vilãs da sua saúde.

Com algumas medidas simples e atenção na hora das escolhas, é possível aproveitar o momento festivo mantendo uma alimentação balanceada e mais saudável.

De acordo com Patrícia Lisboa, nutricionista do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, a principal recomendação é a moderação e evitar os excessos.

Confira algumas dicas da especialista: 

> Beba bastante água;
> Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
> Dê preferência para o consumo de carnes magras, como peru e chester;
> Evite frituras e priorize alimentos assados e grelhados;
> Sempre acrescente uma porção de salada (legumes ou verduras) ao prato, estes alimentos auxiliam na digestão;
> Não repita as porções de carboidratos, pois são os alimentos mais calóricos;
> Tenha cuidado com a quantidade na hora da sobremesa;
> Não faça jejum antes das ceias, pois longos períodos sem alimentação podem provocar azia, gases, enjoo e má digestão.

“Além disso, se a pessoa costuma praticar exercícios, deve manter essa rotina no período festivo. Assim, os treinos podem auxiliar na queima das calorias extras”, ressalta a nutricionista. “Seguindo essas orientações, as famílias celebrarão de maneira prudente e mais saudável”, complementa.

Feliz Natal e um próspero 2021 para todos!

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts