Entenda os sintomas dermatológicos causados pela Covid-19

Pesquisa aponta que 21% dos pacientes tiveram só efeitos na pele, mas número não é consenso na comunidade científica

A essa altura, muitos já devem saber bastante sobre os sintomas da Covid-19. Mas além da febre, tosse seca, falta de ar, perda de paladar e olfato, entre outros, há mais um sinal que precisamos ficar atentos. Pesquisadores no mundo todo tem notado que a doença tem efeitos na pele, como inflamações e alterações na circulação do sangue.

De acordo com estudo do King’s College London, no Reino Unido, que reuniu informações de quase 350 mil pessoas, 17% das pessoas que testaram positivo para a Covid-19 apontaram que as erupções na pele foram as primeiras de várias manifestações. Enquanto 21% relatou que esses foram os únicos sintomas da doença.

Contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não se sabe se esses efeitos são recorrentes ou raros, pois os números ainda variam muito de pesquisa para pesquisa. Também não há certeza se as irritações na pele são causadas pelo vírus ou são reflexos de outros sintomas, que provocam queda na imunidade.

Por isso, é perigoso usá-las como um marcador de suspeita para a Covid-19 antes da avaliação de um dermatologista. Fato é que quanto mais grave a doença, mais a pele estará comprometida. E na maioria das vezes esses sintomas tendem a desaparecer com a melhora do paciente.

Em geral, eles podem causar coceira, dor, bolhas, inflamações, sensação de queimação e mudanças na coloração da pele para vermelho ou azul (em casos de má circulação do sangue). A orientação é sempre procurar um dermatologista após sinais como esse, principalmente se permanecerem após a infecção para o novo coronavírus, caso aconteça.

Ao longo desse mais de um ano de pandemia, já foram catalogadas mais de 50 manifestações na pele. A mais comum delas é o eritema pérnio, apelidado de “Dedos de Covid”, que são bolinhas avermelhadas ou azuladas nos dedos dos pés, das mãos ou até no calcanhar.

Trata-se de uma inflamação ao redor dos vasos sanguíneos da pele que leva a uma lesão, podendo causar dor e queimação. Em condições mais raras, também pode causar feridas.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts

Ampliar fonte
Contraste