Doação de Leite Humano

Dia Mundial de Doação de Leite Humano; Saiba como doar em tempos de pandemia

No dia mundial dessa doação, conheça as alterações feitas nos bancos de leite para evitar queda nos estoques na pandemia

Fundamental para a sobrevivência, o leite humano aumenta a imunidade e oferece boa qualidade de vida aos bebês. As doações fazem a diferença na recuperação de recém-nascidos prematuros, de extremo baixo peso ou que sofrem de alguma patologia.

Durante a pandemia, manter o apoio é de extrema importância, já que apesar das quedas nas doações em todo país, um litro de leite segue sendo capaz de alimentar dez crianças durante um dia todo.

Todas as mulheres que amamentam podem doar, desde que não tomem nenhum medicamento ou sejam portadoras de alguma doença infecciosa que impeça o processo, como o HIV e o HTLV.

A recomendação, segundo nota técnica do Ministério da Saúde, é que a amamentação seja mantida mesmo em caso de infecção pelo novo coronavírus, desde que a mãe deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo.

Para atrair novas doadoras e promover a importância das doações, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano surgiu no Brasil em 2004, e desde então é realizado em conjunto com o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Neste ano, a campanha leva o tema “Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?”.

Segundo Danielly Souza, nutricionista clínica e responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil de Barcarena, que promove doações para mais de 11 municípios, o espaço criou novos fluxos e se adaptou para receber as doadoras durante a pandemia.

“Intensificamos os cuidados com a segurança com campanhas educativas, realizamos triagem de doadoras, fortalecemos protocolos de higienização de mãos e das mamas entre as usuárias também com higiene pessoal, reforçamos a importância dos equipamentos de proteção, criamos fluxos e atualizamos nossa política de amamentação”, explica.

No caso de pacientes sintomáticas e isolamento, a coleta de leite humano é realizada por um profissional com uso de EPI, após cuidados higiênicos da paciente com utilização de touca, avental, máscara e após a realização de assepsia das mãos e das mamas. A paciente também é acolhida com um cuidado que minimiza possíveis dores e desconfortos.

Para doar é preciso entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo de cada doadora e apresentar os últimos exames realizados no pré-natal. O profissional da unidade irá recolher o leite em seu domicílio e orientar sobre a extração e o armazenamento correto. Depois, as equipes pasteurizam o leite para inibir microorganismos que prejudiquem o bebê.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde