Dezembro Vermelho

Como a Covid-19 impactou o tratamento de pacientes com HIV?

No início do ano de 2020, a pandemia da Covid-19 causou inúmeras questões na área da saúde. Uma delas, foi a continuidade no tratamento de pacientes, já que diversos locais foram fechados. A doença que chama atenção na comunidade médica, o HIV, também sofreu transtornos e alguns tratamentos podem ter sido comprometidos.

No entanto, segundo a infectologista Andréa Galvão, do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua (PA), não foi comprovado que pacientes com Aids foram afetados com casos mais graves do novo coronavírus.

 

Campanha

A iniciativa Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a população sobre as formas de prevenção e tratamento da doença, se tornou lei no Brasil em 2017, cerca de 30 anos depois da criação da data. A campanha surge como forma de prorrogar as ideias do Dia Mundial de Luta Contra a Aids para o mês todo, reforçando a premissa de que é possível manter uma vida normal mesmo com a doença.

Descobrir a Aids o quanto antes é a melhor forma de aumentar a expectativa de vida. Sempre que houver dúvida é importante fazer o teste rápido, que divulga o resultado em até 30 minutos.

 

Assista ao vídeo do Minuto da Saúde desta semana e saiba como:

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde