Confira as principais informações sobre a vacinação infantil no país

Diante do risco que as crianças estão correndo, frente às novas variantes da Covid-19 e o crescente número de infectados no país, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação da vacina  Comirnaty (da Pfizer-BioNTech) em crianças de cinco a onze anos.

A aprovação possibilitou ao Ministério da Saúde a celebração de um contrato com a empresa farmacêutica, prevendo a entrega de 100 milhões de doses nesse ano.

Segurança e eficácia da vacinação em crianças

A orientação para a vacinação infantil é respaldada em estudos clínicos realizados em agências respeitadas, como a Anvisa, FDA (agência sanitária dos EUA) e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Em seu estudo, a Anvisa concluiu que, quando administrada em duas doses, o imunizante é seguro e efetivo na prevenção da forma grave e potencialmente fatal da doença para crianças entre cinco e onze anos.

A principal pesquisa da agência, acompanhou mais de duas mil pessoas nessa faixa etária, que receberam duas doses da vacina ou medicamentos, com três semanas de intervalo. O resultado mostrou que a resposta dos anticorpos neutralizantes foi similar às observadas em adolescentes e adultos de 16 a 25 anos, o que representou uma eficácia de 90,7% do imunizante contra a infecção.

Ordem de prioridade para imunização

A ordem de prioridade para aplicação das vacinas segue com crianças entre cinco e onze anos, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, ou que vivam em um lar com pessoas que tenham alto risco de evolução da Covid-19.

Além de serem mais expostas nas escolas, crianças mais velhas tem maior probabilidade de apresentar sintomas. Por isso, apesar de alguns municípios apresentarem mudanças na logística de distribuição da vacina, as crianças serão imunizadas em ordem decrescente de idade:

• 10 a 11 anos;
• 8 e 9 anos;
• 6 e 7 anos;
• 5 anos.

Fique ligado no calendário de vacinação do seu município para levar os pequenos assim que as doses estiverem disponíveis.

Importância da vacinação infantil

Segundo o Instituto Butantan, além de auxiliar para a imunização indireta e maior cobertura vacinal, evitando a disseminação do vírus e contaminação de pessoas que não podem ser vacinadas, como os recém-nascidos, a vacinação infantil é importante porque:

• Reduz a risco de transmissão da Covid-19;

Previne casos graves e mortes

• Foi aprovada pelas principais agências reguladoras do mundo.

Para mais informações sobre saúde, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga a Pró-Saúde nas redes sociais!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde