Confira 5 dicas para preservar sua saúde durante o Carnaval

Apesar da manutenção de restrições, muitos brasileiros pretendem sair ou viajar para aproveitar o feriadão

Com o avanço das variantes da Covid-19, aliado a endemia pela gripe Influenza, 23 capitais estaduais já confirmaram o cancelamento ou suspensão do Carnaval no país. Mas, apesar das restrições impostas pela pandemia, muitos brasileiros pretendem sair de casa para ir à eventos ou viagens durante o feriadão.

Para aproveitar com segurança, é indispensável estar alerta aos cuidados necessários para reduzir o risco à saúde individual e coletiva durante a comemoração.

Os principais cuidados são os preventivos: usar máscara sempre que estiver em ambiente aglomerado ou fechado, priorizar o distanciamento de 1,5 metro e utilizar álcool em gel ou álcool 70° para higiene das mãos.

Confira abaixo outras dicas para preservar sua saúde durante o Carnaval:

• Mantenha as vacinações em dia, principalmente contra a Covid-19. Mesmo que o cenário seja diferente dos anos anteriores, as aglomerações de pessoas facilitam a transmissão de doenças além da Covid, como viroses e sarampo, que são evitadas com a vacinação.

• Use preservativo em todas as relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e AIDS.

• Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas. O beijo pode transmitir doenças como herpes labial, mononucleose, cárie e gengivite, inflamação nas gengivas que causa dor e sangramento.

• Beba bastante água, isso ajuda o corpo a se manter hidratado, evitando ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal-estar, tonturas e ressaca, além de auxiliar a eliminação do álcool do organismo.

• Coma a cada três horas. Além de ajudar a manter a energia do corpo, repõe vitaminas e minerais. Fazer pequenos lanches com frutas frescas, vitaminas, sanduíches ou bolachas ajuda a manter o corpo bem nutrido e preparado para aproveitar os dias de festa.

Lembre-se: O exagero no consumo de bebidas alcoólicas, exposição solar e noites em claro, trazem resultados graves para a saúde, levando à desidratação, insolação, vômitos, desmaios e inflamação do fígado. Por isso, se hidrate, descanse e cuide da sua saúde física.

Se possível, fique em casa!

Para essas e outras informações continue acessando o Blog Vida Saudável e acompanhe a Pró-Saúde em suas redes sociais!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde