Dezembro Vermelho

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A data conscientiza sobre a doença desde 1988, e originou a campanha Dezembro Vermelho

Em 1988, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, para conscientizar a população sobre a epidemia de HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana), que vivia seu auge no mundo todo. A data também visa reforçar a solidariedade e compreensão com as pessoas infectadas.

Com um aumento no número de casos no país, o Dezembro Vermelho se tornou lei no Brasil em 2017, cerca de 30 anos depois da criação da data. A campanha surge como forma de prorrogar as ideias do Dia Mundial de Luta Contra a Aids para o mês todo, reforçando as formas de prevenção, assistência e os direitos das pessoas com a doença.

Hoje, com o avanço nos tratamentos, é possível conviver com a Aids. No total, são mais de 38 milhões de pessoas com a doença no mundo, sendo 950 mil delas brasileiras. Apesar da redução de 60% dos óbitos desde o pico em 2004, no ano passado, foram registrados cerca de 690 mil óbitos mundialmente.

Por essa razão, o tema do Dia Mundial de Luta Contra a Aids em 2020 é “Erradicar a epidemia de HIV/AIDS: Resiliência e Impacto”, visando diminuir ainda mais o número de casos e mortes. No Brasil, há um fator preocupante: até o ano passado, 135 mil das pessoas com a doença não conhecem o diagnóstico.

Veja como diagnosticar o vírus do HIV

Descobrir a Aids o quanto antes é a melhor forma de aumentar a expectativa de vida. Sempre que houver dúvida é importante fazer o teste rápido, que divulga o resultado em até 30 minutos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde