Cação é qual tipo de peixe? Entenda por que você deve parar de comer esse alimento

No Dia Mundial da Alimentação, o Blog Vida Saudável faz um alerta sobre os riscos à saúde ao consumir este alimento

Muitos comem cação, mas nem todo mundo sabe que trata-se de carne de tubarão. Você pode estar surpreso, mas não está sozinho.

Segundo uma investigação feita por pesquisadores brasileiros, publicada pela revista Science, 69% da população não sabe que a carne de cação é de tubarão.

Comemorado anualmente no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado com o intuito de desenvolver uma reflexão sobre nutrição e alimentação.

Nesse sentido, o Blog Vida Saudável faz um alerta sobre os riscos à saúde ao consumir carne de cação.

A pesquisa indica que o Brasil é o maior importador e consumidor de carne de tubarão do mundo. Mesmo não sendo proibida, a pesca e venda do tubarão podem causar um desiquilíbrio ambiental e a extinção da espécie.

Riscos para a saúde

O cação se alimenta de peixes contaminadas com metais pesados, como mercúrio e arsênio.

Ao ingerir este alimento, as pessoas também acumulam as substâncias no organismo, o que pode causar câncer e danos cerebrais graves, como a doença de Alzheimer, se consumido em excesso.

Mulheres grávidas, lactantes e crianças devem ter uma atenção ainda maior no consumo de cação, pois além da possibilidade de contaminar o feto, a ingestão dos metais pesados gera danos ao sistema cardiovascular e compromete a formação do sistema nervoso infantil, afetando o desenvolvimento neurológico e a capacidade de aprendizado.

Os principais sintomas da contaminação são: dor de cabeça, tremores, visão reduzida, perda de memória e cansaço. Sinais que, se identificados, devem ser avaliados por profissionais médicos para realização do tratamento correto.
Para evitar os malefícios à saúde, prefira inferir peixes pequenos que se alimentam de plantas.

Confira a lista de peixes que podem ser consumidos com segurança substituindo a carne de tubarão:

• Pacu;
• Salmão;
• Sardinha;
• Tainha;
• Tilápia.

Para acessar essa e outras informações sobre saúde, acompanha o Blog Vida Saudável e acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde