Higienização das Mãos

Aprenda a higienizar as mãos corretamente

Além da Covid-19, o hábito pode evitar uma parcela de doenças em até um minuto. A prática deve ser feita com frequência

O cuidado na higienização das mãos não deve se restringir apenas ao combate contra o novo coronavírus. Só por esse simples ato, é possível evitar algumas doenças infectocontagiosas muito comuns, como conjuntivite, gripes e resfriados, além de enfermidades no sistema digestivo.

Lavar as mãos deve ser um hábito constante, pois são muitas as situações no cotidiano que trazem riscos às doenças. Ao usar o banheiro e não lavar as mãos corretamente, por exemplo, podemos transmitir bactérias a outras pessoas e disseminá-las pelo contato com maçanetas, mãos, etc.

Bactérias, essas que são adquiridas quando, por exemplo, ingerimos uma água contaminada ou frutas e verduras sem a higienização correta, estando assim sujeitas a parar no nosso intestino, o que pode causar diarreias.

Outro exemplo são as gripes e a Covid-19, que são transmitidas pela fala, espirro ou tosse. Se as gotículas de ar de um infectado chegarem em mãos não higienizadas, o contágio pode ser fácil ao levá-las aos olhos ou à boca. As mãos também podem levar o vírus aos objetos pessoais, como o celular e o dinheiro.

Além de todas essas informações, vale ressaltar que a lavagem das mãos não deve ser feita de qualquer jeito. Para orientar sobre a higienização correta e reforçar as orientações, o Minuto da Saúde desta semana aborda o tema. Trata-se de uma série de vídeos curtos publicados semanalmente nas redes sociais da Pró-Saúde.

O quadro sempre traz um profissional da instituição para tirar dúvidas ou explicar um assunto diferente. Nesta edição, quem participa é Concy Carvalho, enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar, no Hospital Regional do Baixo Amazonas (PA). Confira a maneira correta de higienizar as mãos:

  • O processo deve durar entre 20 a 30 segundos com álcool em gel ou 40 a 60 segundos se for com água e sabão. Primeiro, você deve pegar o sabonete ou álcool e colocar na palma da mão. Depois, é preciso esfregá-lo por toda a mão.
  • O primeiro passo é esfregar as palmas. Depois, passar o sabão entre a palma e a parte posterior, e esfregar entre os dedos. Com uma mão fechada, faça movimentos circulares nos polegares opostos. Em seguida, junte todas as unhas de uma mão e esfregue as com movimentos circulares por toda a palma oposta.
  • Por fim, una a outra parte dos dedos das duas mãos e as movimente em ziguezague. E passe as mãos por todo o punho. Retire o sabão e para fechar a torneira, use o cotovelo.

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para mais informações!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde