6 opções para se informar sobre gestação e amamentação

6 opções para se informar sobre gestação e amamentação

Este mês é marcado por campanhas que intensificam as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno. Conhecida como Agosto Dourado, a campanha relaciona, de forma simbólica, a cor ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Além disso, nesta segunda-feira (15), é comemorado o Dia da Gestante. Além da data reforçar os principais cuidados necessários durante a gestação, para assegurar a saúde da mãe e do bebê, também permite uma reflexão sobre as transformações que a mulher enfrentará nesse período.

Sabendo da necessidade de reforçar a importância do aleitamento materno e a qualidade da saúde das gestantes, a Pró-Saúde reuniu seis diferentes indicações para informar a mãe e sua rede de apoio, sobre todos os cuidados necessários durante a gestação, o parto, o puerpério e a amamentação.

Confira abaixo:

Podcasts

Da gravidez ao primeiro chorinho

O Podcast “Da gravidez ao primeiro chorinho” é uma boa fonte de informações sobre o que está acontecendo com o corpo da mãe e do bebê durante a gestação. A produção possui 40 episódios, que acompanham as 40 semanas de gestação, indicando os sintomas que podem surgir em cada semana, oferecendo dicas de como aliviá-los, como se preparar para as últimas semanas, como se preparar para o puerpério e amamentação.

Onde ouvir? Disponível no Youtube

Peitocast

O Peitocast é um podcast muito importante no que se refere ao aleitamento materno, direcionado para mulheres que vivem o processo de amamentação. A cada novo episódio são convidadas mães que já amamentaram, ou que estão amamentando, para compartilharem suas experiências sobre o tema. Abordando visões diferentes sobre um mesmo assunto, o programa já discutiu sobre amamentação na prematuridade, amamentação pós-bariátrica, manejo do excesso de leite, acolhimento pós-cesária, e assim por diante.

Onde ouvir? Disponível no Spotfy

Livros

O que esperar quando você está esperando

Considerada leitura obrigatória para grávidas de primeira viagem, a recente versão do livro “O que esperar quando você está esperando” traz novas informações sobre a escolha do médico, os planos de preconcepção, o parto e os direitos das gestantes. O livro é basicamente um guia para gravidez, que orienta os futuros pais desde a fase de planejamento, até o pós-parto.

Onde ler? Plataformas de vendas ou livraria da sua cidade

Leite fraco? – Guia prático para uma amamentação sem mitos

O livro “Leite fraco?” é destinado às gestantes, mães que farão o aleitamento e todas as pessoas que integrarão a rede de apoio da mulher. Quanto mais pessoas estiverem apoiando a mãe na fase de amamentação, melhor serão os benefícios colhidos pelo bebê e pela mulher. O livro é um guia prático para amamentação, uma vez que descontrói mitos acerca do tema e traz informações acessíveis, contextualizadas em situações com as quais as mães possam se identificar.

Onde ler? Plataformas de vendas ou livraria da sua cidade

Séries e Documentários

Turma do Peito (The Letdown)

Ideal para rir, refletir e se emocionar, a Turma do Peito é uma série australiana que retrata a maternidade sem romantização. Nela, a protagonista enfrenta o puerpério e todas as dificuldades que fazem parte deste período: desafios ligados à amamentação, busca por uma rede de apoio, e cansaço físico e mental.

Com tom cômico, a história ainda traz críticas sobre a forma como as mães são julgadas. A série é ganhadora do prêmio Melhor Programa de Comédia, pela Academia Australiana de Artes Cinematográficas e Televisivas.

Onde assistir? Disponível na Netflix.

O Renascimento do Parto

O “Renascimento do Parto” é uma ótima referência para mulheres que pretendem realizar parto normal e buscam por mais informações. A obra é um documentário nacional desenvolvido através de uma trilogia, que aborda o distanciamento da prática do parto natural, substituída pela cesária, a autonomia da mulher na escolha do parto e o dia a dia de uma maternidade. O documentário se desenrola a partir de entrevistas com mães, médicos, parteiras e ativistas.

Onde assistir? Disponível na Netflix

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde