Pílula 57 – 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente

A Pró-Saúde atua de maneira preventiva em relação a potenciais riscos ao meio ambiente e a saúde. De acordo com o Código de Ética e de Conduta da entidade, devemos dar preferência a produtos e serviços ambientalmente responsáveis e que incentivam a reciclagem.

O Dia do Consumo Consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Mas como encontrar o equilíbrio e realizar um consumo consciente?  

 

1. Faça uma lista de compras 

Fazer uma lista ajudará você organizar melhor seu orçamento e buscar diretamente os produtos que realmente precisa. Para evitar o desperdício de alimentos perecíveis, como frutas e verduras, é importante comprá-los em pouca quantidade ou dividi-los em sacos plásticos e vasilhas.

2. Reaproveite e recicle 

A reciclagem e o reaproveitamento podem se estender para muitas outras situações do dia a dia. Você pode, por exemplo, utilizar uma caixa de presente como porta-objetos em sua casa ou até mesmo aproveitar e reaproveitar itens esquecidos na gaveta, diminuindo a necessidade de compra e recompra de objetos.

3. Opte por eletrodomésticos econômicos

O Programa Nacional de Conservação de Energia é resultado da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Eles disponibilizaram o selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia. Fazendo isso, você reduz os impactos causados ao meio ambiente e também economiza na conta de luz.

4. Utilize a tecnologia a seu favor 

Você pode optar por receber os boletos bancários por e-mail e visualizar seu extrato na internet. Além de ser mais cômodo e simples, você evita o uso desnecessário de papel e o planeta agradece.

5. Reduza o consumo de água e energia 

Uma das formas de realizar um consumo consciente é administrando a utilização da água e energia elétrica em sua casa. Por exemplo: tome banhos mais curtos, escove os dentes com a torneira fechada e não utilize a mangueira para lavar a calçada.

6. Evite excessos 

Diariamente, somos bombardeados com promoções e ofertas irresistíveis. Por isso, verifique se você tem algumas dessas atitudes no seu dia a dia e repense-as, pois a conscientização é o primeiro passo para o consumo consciente.

7. Faça doações 

Tire um tempo para organizar as suas coisas e separe roupas, sapatos, utensílios de cozinha e até objetos que você não usa e faça doações. Essa atitude ajuda o planeta e o próximo.

8. Espalhe a ideia do consumo consciente 

Além de tomar as atitudes corretas para ter um consumo consciente, é importante espalhar está ideia. Fale desse assunto com sua família, amigos ou colegas de trabalho.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.

Soube de alguma situação de desperdício na Pró-Saúde? Faça seu registro via Canal de Denúncia. O sigilo do denunciante é garantido e as apurações são sigilosas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde