Pílula 62 – Comportamento inadequado no ambiente de trabalho prejudica a carreira

O Código de Ética e de Conduta da Pró-Saúde, prevê que todos os colaboradores devem ser tratados com respeito e dignidade, não sendo permitidas situações que configurem desrespeito, intimidação, discriminação, ameaça, coerção, abuso ou assédio moral ou sexual.

Um colaborador que não convive harmoniosamente com os colegas e está sempre causando intrigas, inevitavelmente chama a atenção por conta de seu comportamento inadequado. Uma postura adequada, por sua vez, é vista como um diferencial, já que a boa convivência no ambiente corporativo torna a rotina mais leve, alegre e leva ao aumento da produtividade por parte de todos.

Veja alguns comportamentos inadequados que podem prejudicar o desenvolvimento da sua carreira.

• Fofocas   
Conversas paralelas não são construtivas e podem não só magoar outros profissionais, como também prejudicar a carreira.

• Falta de controle emocional   
Hoje em dia passamos por um turbilhão de emoções em nosso ambiente de trabalho ― pressão para atender bem as nossas demandas e outros fatores, que, por diversas vezes, podem comprometer nosso equilíbrio emocional.

• Falta de pontualidade   
Chegue sempre no horário determinado. A falta de compromisso com o horário pode mostrar incapacidade de se adaptar às demais regras da empresa.

• Impor pensamentos e ideias   
Saiba expor seu ponto de vista, mas não tente forçar ninguém a aceitá-lo. Todos têm o direito de ter a sua própria opinião e de expressá-la.

• Linguagem inapropriada   
Palavrões e gírias não são adequados para o ambiente corporativo. Por isso, é necessário usar uma linguagem que comunique com eficácia e educação.

• Tratar constantemente de assuntos pessoais   
Assunto pessoal e urgente pode não atrapalhar o trabalho, mas essa atitude pode gerar muitos transtornos quando se torna constante.  Procure, então, não deixar que problemas pessoais atrapalhem seu rendimento.

• Uso de roupas inapropriadas   
Roupas curtas, transparentes, esportivas, com símbolos de partidos políticos ou times, uso de tênis e chinelos não são recomendados. Assim como maquiagem e perfume muito fortes. Esses pontos demandam cuidado e atenção.

Recomendações sobre como se comportar no ambiente de trabalho se encontram disponíveis no regulamento interno da Pró-Saúde.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.

Conhece alguma situação de conduta inadequada? Faça seu registro no Canal de Denúncia. O anonimato do denunciante é garantido, e as apurações são sigilosas.