Pílula 42 – A Integridade no uso correto do Canal de Denúncia

A Pró-Saúde, prezando pelo respeito à lei, ao Código de Ética e de Conduta e demais políticas internas da entidade, disponibiliza aos seus colaboradores o Canal de Denúncia, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Porém, para que uma denúncia de fato surta efeito e possibilite as investigações pertinentes, é fundamental que as informações transmitidas sejam claras, completas, detalhadas e, sobretudo, verídicas.

O anonimato garantido na denúncia existe para proteger a integridade e assegurar que não haja retaliação ao denunciante de boa-fé. Mas não deve ser usado como subterfúgio ao acusador que realiza um registro que sabe ser falso, com o intuito apenas de prejudicar outros colaboradores, podendo incorrer em crime de injúria, difamação ou até calúnia.

A banalização da ferramenta por meio de denúncias com conteúdo falso, leviano e malicioso, como, por exemplo, fofocas ou conteúdos que visam simplesmente prejudicar outros, desperdiçam o tempo da Superintendência Executiva de Integridade realizando investigações desnecessárias e atrapalhando a apuração de outras que representem riscos reais à Entidade.

Por isso, utilize o Canal de Denúncia com zelo, sensatez, cautela e responsabilidade, cuidando para que o anonimato não sirva de instrumento para a prática de atos de vingança pessoal, desvirtuando a finalidade desta importante ferramenta.

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