Solenidade da Anunciação do Senhor

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” (cf. Lc 1,31)   

A Liturgia da Solenidade da Anunciação do Senhor celebramos o mistério da Encarnação do Verbo de Deus na Virgem Santíssima. O dia 25 de março é exatamente nove meses que antecede a Solenidade do Natal de Jesus Cristo, por isto a importância da solenidade de hoje, em que a Anunciação e a Encarnação são celebradas e, claro, onde a Virgem Santíssima torna-se a Mãe de Deus. Além disto, a celebração traz o Sinal do Deus tão esperado para a Salvação da Humanidade, por isto as Leituras e o Evangelho enfatizam o Emanuel nascido da Virgem, a Anunciação do Anjo à Maria e Jesus Cristo como sinal de Libertação.

A Primeira Leitura, retirada do Livro do Profeta Isaías (Is 7,10-14;8,10), demonstra o sinal de Deus dará a Casa de Davi, como demonstração do seu poder e do seu plano em trazer a Salvação ao Povo escolhido e, consequentemente, estar no meio do Povo. Assim, “disse o profeta: (…)Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco” (cf. Is 7,14. 8,10).

O Evangelho de Lucas (Lc 1,26-38), o autor sagrado relata a concretização do sinal de Deus a Casa de Davi: a Anunciação do Anjo à Virgem Maria, através da Encarnação do Filho de Deus pela ação do Espírito Santo. Assim, pelas palavras do anjo: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim” (cf. Lc 1,31-33).

A Segunda Leitura extraída da Carta aos Hebreus (Hb 10,4-10), recorda-nos o porquê Jesus Cristo veio a este mundo: fazer a vontade de Deus e tornar-se o verdadeiro sacrifício que santifica toda humanidade. Afinal, “é graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas” (cf. Hb 10,10).

Que ao celebrar a Solenidade da Anunciação, lembre-nos que é um momento propício de esperança e, também, de conversão, afinal vivemos o Tempo da Quaresma, tempo para rememorar o Sacrifício de Amor que iniciou na Solenidade de hoje. “Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia” (cf. Sl 39(40),11).

Saudações em Cristo!

+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde