Vinte quatro horas para o senhor

“Por meio de Cristo temos o Perdão” (Col 1,13-14)

Estar com Jesus e imergir-se na Sua presença é algo digno e singular, principalmente para todos que queiram vivenciar intensamente o momento de recolhimento, reconciliação e conversão em suas vidas. Afinal, ESTAR com o Cristo, nos sacramentos da confissão e eucaristia, e na adoração ao Eucarístico é perpassar por todas aquelas passagens bíblicas onde ocorreram, verdadeiramente, ENCONTROS de AMOR, PERDÃO, RECONCILIAÇÃO e MISERICÓRDIA.

Sob esta perspectiva, o Papa Francisco nos convida a aprofundarmos no tema “Por meio de Cristo temos o Perdão” (Col 1,13-14), em que o Sacramento da Reconciliação (confissão) é o alicerce para o alcance do perdão e, consequentemente, de uma vida nova. “Como é poderosa essa simples palavra de confissão; são três sílabas apenas: Peccavi (Pequei); mas nestas três sílabas subiu ao céu a chama do sacrifício do coração. Se alguém fizer verdadeiramente penitência, será libertado do vínculo que o amarrava, separando-o do corpo de Cristo” (Santo Agostinho, Sermão 393).

Do trecho da Carta de São Paulo aos Colossenses, Monsenhor Rino Fisichella S.E.R., destaca na sua reflexão que: “O convite de Paulo a esforçar-se por viver intensamente a oportunidade do perdão, oferecida por Cristo, insere-se num contexto mais amplo com o qual o Apóstolo pretende levar a comunidade de Colossos a sentir-se participante do grande mistério de Jesus” (D. Fisichella). Assim, a centralidade está em Jesus Cristo, pois “o Filho de Deus encerra em Si uma unicidade tal que faz d’Ele o início, o fim e a síntese de toda a ação do Pai. O tema do perdão também entra nesta visão e ganha particular relevo, porque é retomado várias vezes no corpo da própria carta, com acenos decisivos para a revelação, enquanto grande capítulo da reconciliação” (D. Fisichella).

Que ao vivenciarmos as VINTE QUATRO HORAS PARA O SENHOR sejamos ousados em esforçarmos no alcance do perdão através da Reconciliação em Cristo, tendo a Confissão a chave que nos liberta do espírito do mundo e nos realça a vivenciar a liberdade no Espírito de Deus.

Saudações em Cristo!

+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde