Usuários e colaboradores se divertem no arraial junino do Hospital Regional de Marabá

O clima de São João tomou conta do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), na última sexta-feira (15/6), quando foi realizado um arraial junino, com a presença de colaboradores, acompanhantes, pacientes e convidados. A programação contou com apresentação da quadrilha 'Fuá da Conceição', pescaria, correio elegante, pintura facial, concurso de Miss e Mister Caipiras e, ainda, comidas típicas. 

Há quase 12 anos atuando no Hospital Regional de Marabá, a enfermeira Layene Alves dos Santos participou do arraial pela primeira vez. 'Nas outras vezes, eu sempre estava trabalhando, mas hoje aproveitei minha folga e ainda trouxe o meu filho. Acho excelente a iniciativa porque promove a interação entre as pessoas. E para o paciente, ajuda no processo de recuperação e torna um ambiente mais acolhedor', afirmou a supervisora. 

Alice Pereira é mãe de D. S., de 17 anos, que está internado no hospital há 20 dias. Segundo ela, a programação ajudou a distrair o filho e a animá-lo mais. Já o paciente Alexandre Alves de Oliveira, que está internado desde o início do mês na unidade, em decorrência de um acidente de motocicleta, disse que a festa o fez lembrar do tempo em que dançava quadrilha, sendo, inclusive, puxador algumas vezes. 'Se eu estivesse bem de saúde, estaria como aqui, participando ou assistindo a uma quadrilha junina, porque é bonito demais', comentou o paciente. 

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá tem como uma de suas bases a Política Nacional de Humanização. Ao trazer manifestações culturais para dentro do ambiente hospitalar, como a festa junina, contribui para a sensação de retorno à rotina para muitos pacientes, tornando-os mais ativos em seu processo de recuperação.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde