Uso de equipamentos de proteção é tema de formação no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Em adesão ao “Abril Verde”, mobilização que aborda questões de segurança e saúde do trabalhador com foco na redução de acidentes e doenças no trabalho, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, orienta seus profissionais sobre a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) durante suas atividades.

A capacitação acontece na unidade entre os dias 15 e 18 de abril e, neste ano, a campanha apresenta o tema “Segurança no trabalho em primeiro lugar”. Acessórios como botas, luvas, máscaras e aventais devem fazer parte das ferramentas de trabalho no dia a dia.

“Os EPI se tornaram uma ferramenta de trabalho indispensável e devem ser sempre utilizados em conformidade com as normas e manuais do Ministério do Trabalho. Além disso, eles precisam estar higienizados, bem guardados e em bom estado de conservação. Os EPI são intransferíveis, ou seja, não é permitido emprestar para o colega”, afirmou a técnica em segurança do trabalho Helenise Mello.

Durante o treinamento, a técnica demonstrou, entre outras coisas, a forma correta de usar os equipamentos como o respirador, utilizado normalmente pela equipe da enfermagem e manutenção do hospital.

“O respirador deve ser colocado de forma em que os dois elásticos fiquem fixados corretamente e sem dobras, ou seja, ele deve ser encaixado perfeitamente na face do profissional, não permitindo que tenha nenhuma abertura”, explicou.

Para auxiliar os colaboradores na prevenção de acidentes, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HEUE é composta por engenheiro de segurança do trabalho, técnicos em segurança do trabalho e enfermagem, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho.

Além das atividades realizadas internamente, quem passar pelas avenidas Vitória e Beira Mar durante a noite poderá ver, durante este mês de abril, a fachada da unidade iluminada com a cor verde em celebração à campanha. Outras ações, como entrega de laços verdes e orientações em cada setor sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde no ambiente de trabalho, também já foram realizadas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde