Segurança na comunicação entre os profissionais de saúde é tema de treinamento no HMMC

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) realizou o treinamento sobre “Segurança na comunicação entre os profissionais da saúde”. A atividade faz parte do Protocolo de Segurança do Paciente.

A enfermeira Eliana Cunha, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, explicou que a segurança do paciente depende de uma comunicação compreendida por todos. “A efetividade reduz a ocorrência de erros”, disse.

Os momentos cruciais que exigem maior cuidado de comunicação entre os colaboradores ocorrem na passagem de plantão e no registro do portuário. “A comunicação é um processo-chave nas trocas de plantão entre as equipes, nas transferências do paciente entre unidades internas ou externas, nas situações de emergências e em todos os registros do prontuário”, descreveu a enfermeira do NEP.

Métodos de comunicações efetivas foram apresentadas durante o treinamento. Entre eles o SBAR e a Read-Back. O SBAR é uma metodologia lógica de comunicação e informação, utilizada com sucesso por hospitais em todo o mundo. Ela consiste no preenchimento de quatro critérios: S (Situação) — O que está acontecendo no presente momento; B (Breve Histórico) — Quais são as circunstâncias que estão levando a esta situação; A (Avaliação) — A causa do problema, na minha opinião; e R (Recomendação) — O que deveríamos fazer para corrigir o problema.

O Read-Back (ler de volta: leia o que você escreveu ou releitura) define que sempre seja confirmada a informação recebida, após a anotação em prontuário.

Acompanhantes

A enfermeira Eliana Cunha também ressaltou que a comunicação com os acompanhantes e pacientes é fundamental. “Temos que dividir a responsabilidade com aquele que recebe a assistência. A experiência é mais segura quando o paciente é envolvido no contexto total dos cuidados”, destacou.

“É preciso explicar todos os passos do tratamento, desde a impossibilidade de não ingerir um determinado alimento ou líquido até a necessidade de realização de um exame”, finalizou.

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospital administra o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 27 de março de 2014.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde