Home » Sala de Espera: HDLEM promove ação de educação e saúde

Sala de Espera: HDLEM promove ação de educação e saúde

A sala de espera de uma unidade hospitalar é um espaço importante para a prática educativa de promoção da saúde, pois é nela que várias pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais se agrupam para aguardar atendimento de consultas médicas, de enfermagem, atendimento social e também cuidados de assistência como: curativos, aferição de pressão arterial (PA) e outros.

Nesse espaço, as pessoas se encontram e na maioria das vezes ocorre a troca de experiências vividas entre elas. Ocasião oportuna onde os profissionais desenvolvem prática educativa/preventiva em saúde e cidadania, direcionada ao público que aguarda atendimento.

Assim aconteceu no dia 10/8, eventos ministrados pela equipe de enfermagem e assistência social do Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães (HDLEM), em Mairi (BA), abordando os seguintes temas em Salas de Espera:

Auxílio-doença:

A assistente social Makzya, informou aos presentes sobre a importância de conhecer os benefícios que o cidadão tem direito e como usufruir os mesmos. Nesse momento foi discorrido sobre o benefício auxílio-doença, que é concedido ao trabalhador, assegurado pela Previdência Social, quando o mesmo fica impedido de exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias por motivo de doença ou acidente. Destacou um ponto muito importante e que muitas vezes o cidadão não está devidamente informado: para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses. A assistente pontuou ainda que para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e/ou volta ao trabalho.

Hábitos saudáveis:

A enfermeira Natane Rios interagiu com os pacientes discorrendo sobre qualidade de vida. Para um indivíduo ter uma boa qualidade de vida é fundamental a busca de hábitos saudáveis. Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas sim com frequência (por toda vida). A adoção destes hábitos saudáveis tem como objetivo a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida.

Principais hábitos saudáveis:

Alimentação balanceada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada organismo; Prática regular de atividades físicas; Atividades ao ar livre e contato com a natureza; Não ter vícios (álcool, cigarro e outros); Buscar se envolver em atividades sociais prazerosas e construtivas; Controlar e, na medida do possível, evitar o estresse; Valorizar a convivência social positiva; Estimular o cérebro com atividades intelectuais (leitura, teatro, etc); Buscar ajuda de profissionais da saúde quando apresentar doenças ou problemas psicológicos.

 

Importante:

 – Antes de começar qualquer tipo de atividade física, busque orientação médica.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde