Regional de Marabá conta com nova ala para armazenamento de documentos

Área de mais de 100m² abriga os mais de 200 mil prontuários de pacientes com segurança e organização

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, inaugurou nesta semana uma nova ala que abriga o Serviço do Prontuário do Paciente (SPP), setor que armazena todas as documentações com informações referentes aos cuidados prestados aos pacientes.

A nova estrutura, que possui mais de 100m², recebeu investimentos no valor de R$ 229 mil do Governo do Pará, para aquisição de novos equipamentos que irão contribuir para guarda, conservação e segurança, dos mais de 200 mil prontuários.

A coordenadora do SPP, Katiana Rios, destaca que o espaço possui estrutura moderna com arquivos deslizantes, controle de umidade, iluminação, climatização, alarme contra incêndio e mecanismos de segurança que protegem as informações dos pacientes.

“O SPP realiza a guarda dos prontuários médicos dos pacientes de forma organizada e segura, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com esse novo espaço e investimento realizado, ofereceremos um atendimento mais rápido e de qualidade aos nossos usuários”, ressalta a coordenadora.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar da Pró-Saúde, explica que os mobiliários e equipamentos com grande capacidade de armazenamento da nova ala contribuíram para otimização de cerca de 60% do espaço utilizado pelo serviço.

“Apesar dos avanços tecnológicos, armazenamento em nuvens, a guarda de documentos ainda é um grande desafio de gestão para as instituições de saúde em todo país, pois muitos arquivos ainda precisam ser armazenados fisicamente. Esse novo espaço no Regional de Marabá, garante a segurança das informações, com sigilo e a armazenamento adequado”, destaca o gestor.

O diretor explicou que o prontuário é um documento de propriedade do paciente, mas segundo a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), cabe à instituição hospitalar conservá-lo por um período de 20 anos.

Este é um dos vários investimentos em modernização recentes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), no Hospital Regional do Sudeste do Pará.

Este ano, a unidade recebeu novos equipamentos para Unidade de Terapia Intensivo (UTI) Neonatal, inaugurou setor de Hemodinâmica, iniciou as obras da nova ala de oncologia e do novo almoxarifado.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de 1 milhão de pessoas, residentes em 22 municípios da região, e presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde