Em evento nacional, Hospital Metropolitano ganha destaque com projetos sustentáveis

A unidade apresentou seis cases no XV Seminário Hospitais Saudáveis, , ganhando menção honrosa por investir em práticas ambientais e de bem-estar dos pacientes

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, recebeu nesta semana, menção honrosa para seis projetos durante o XV Seminário Hospitais Saudáveis.

Trata-se do principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), organização não governamental dedicada a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade do setor saúde e da saúde pública e ambiental.

Durante a programação, a unidade, que pertence à rede de Saúde Pública do Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, apresentou seis projetos. De forma oral, três ações foram expostas: o “Reviver”, que doa mudas de plantas para pacientes que recebem alta; o “Amiguinho do Metrô”, que desenvolve bonecos terapêuticos com sobra de tecidos para crianças em tratamento; e o “Eficiência Energética”, voltado para a redução do consumo de energia no hospital.

Além das apresentações, houve ainda a exposição de pôsteres dos projetos “Reciclar para preservar”, que consiste no envio de óleo de cozinha usado para a reciclagem; o “Lixo hoje, fonte de renda amanhã”, que fomenta a coleta e encaminhamento de papel para reciclagem; além do “Um passo para o futuro”, voltado para a implantação do serviço de telerradiologia no Hospital Metropolitano.

Todos os projetos citados receberam menção honrosa em reconhecimento à participação e importância da iniciativa.

“A participação do Hospital Metropolitano no Seminário reforça que a unidade é, e sempre foi, engajada e preocupada em atuar de forma sustentável, a partir da criação de projetos e ações que impactam positivamente no dia a dia da unidade, colaboradores, pacientes e meio ambiente”, comenta a analista de Sustentabilidade do HMUE, Bruna Furtado.

Sustentabilidade
Desde 2020, o Hospital Metropolitano é membro do Projeto Hospitais Saudáveis. Com a adesão, a unidade se compromete em cumprir quatro desafios que dão suporte e orientações técnicas sobre os temas mais relevantes para a gestão dos serviços que minimizam os impactos ambientas.

Por conta de todas as atividades voltadas para a sustentabilidade, o Hospital Metropolitano conquistou, também em 2020, o prêmio nacional “Amigo do Meio Ambiente”, criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e entregue aos prestadores de SUS de todo o país, para unidades que seguem os melhores padrões de sustentabilidade. Além disso, o HMUE foi contemplado com “Pin 4”, importante complemento do selo do Programa “Green Kitchen”, em português, Cozinha Verde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde