Trabalho voluntário da Pró-Saúde impacta mais de 90 mil pessoas pelo Brasil

Ao longo deste ano, a entidade promoveu quase 1,5 mil horas de trabalho voluntário em diferentes regiões do país

Neste Dia Internacional do Voluntariado (5/12), a Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do País, comemora a marca de 90 mil pessoas beneficiadas pelos projetos e ações que envolvem trabalho voluntariado.

Os dados são desde 2016, ano que o Programa de Voluntariado foi institucionalizado nas unidades de saúde administradas pela Pró-Saúde, localizadas em todas as regiões do Brasil.

Somente este ano, 4.521 pessoas foram impactadas pelas iniciativas, que têm como destaque a atuação religiosa da Pastoral da Saúde, com as ações como Ramalhete Espiritual e Interação Musical, realizado no Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá (PA); Reza do Terço, no Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO); Terço no Gramado, no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA); além de Visita aos Enfermos e Celebrações Religiosas em todas as unidades gerenciadas.

O principal objetivo do programa da entidade é garantir a segurança e promover a possibilidade de atuação da comunidade como voluntária, realizando trabalhos solidários e humanitários aos que se encontram em um momento delicado, principalmente aos internados e acompanhantes das unidades de saúde.

Todas as ações são baseadas na humanização e na solidariedade, valores institucionais da Pró-Saúde.

Somente neste ano, foram 372 participações voluntárias, o equivalente a 1.497 horas de trabalho de pessoas que dedicam parte de seu tempo em benefício de pacientes em reabilitação.

“Os voluntários que atuam nas unidades carregam grande sentimento de pertencimento e responsabilidade , por esse motivo, se doam 100% ao próximo”, ressalta Regina Victorino, superintendente corporativa de Filantropia da Pró-Saúde.

Desde 2021, a entidade ampliou a possibilidade de participações, ao estimular a atuação do voluntariado à distância. “Desta forma, possibilitamos que mais pessoas fossem acolhidas e beneficiadas pelas nossas iniciativas”, complementou Regina.

Pesquisas mostram que quase 60 milhões de pessoas já atuaram em alguma ação voluntária no Brasil. Desse total, 12% são engajados regularmente nas atividades.

“Nos últimos anos, tivemos que nos reinventar e nos adaptar às mudanças na área da saúde. A persistência da gestão da Pró-Saúde em buscar alternativas atrelada à criatividade e dedicação dos voluntários por todo o país foram essenciais para dar continuidade ao trabalho”, resumiu René Padovani, coordenador de Filantropia da Pró-Saúde.

A atuação do voluntariado da entidade abrange ainda outras áreas de atuação, como por exemplo, animadores, cuidados de beleza e higiene, música e oficinas de artesanato. Em 2022, outro ponto de destaque foi o lançamento do projeto de Doulas Voluntárias, no Hospital Materno Infantil de Barcarena, unidade referência para gestantes de alto risco no interior paraense.

“São voluntárias que têm o papel de oferecer apoio físico, psicológico e conforto emocional para gestantes durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto”, explicou René.

O Programa de Voluntariado da Pró-Saúde deverá ser ampliado em 2023, com intuito de impactar a vida de mais pessoas. “Queremos continuar fortalecendo a missão da entidade que é levar saúde, educação e assistência social, primando pelo amor e solidariedade, centrados nos princípios cristãos”, concluiu Victorino.

Como ser voluntário na Pró-Saúde?

As ações de voluntários nas unidades gerenciadas pela Pró-Saúde seguem o Manual do Voluntariado da instituição. Os interessados em fazer parte do time de voluntários, precisam preencher o formulário, disponível no site: https://www.prosaude.org.br/programa-de-voluntariado/

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde