Home » Regional da Transamazônica conclui programação de homenagem aos profissionais da Enfermagem

Regional da Transamazônica conclui programação de homenagem aos profissionais da Enfermagem

Em maio foram realizadas diversas ações como, palestras, atividades físicas, apresentações musicais, jogos e concurso de paródias e poesias

O Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, encerrou a programação alusiva ao mês da Enfermagem.

Com o tema “O melhor de nós para todos nós”, a instituição promoveu diversas ações, entre palestras, oficinas com atividades físicas, apresentações musicais, jogos e concurso de paródias e poesias.

De acordo com Luciane Madruga, enfermeira e diretora Assistencial do HRPT, a enfermagem é a área de atuação que realiza um trabalho benéfico para a população e ouvir os anseios destes profissionais faz com que eles se sintam motivados a realizarem um trabalho qualificado e humanizado.

“São eles que estão ali, no dia a dia do atendimento aos nossos pacientes. São eles que identificam as necessidades e trazem as principais demandas e melhorias, sempre visando a segurança e assistência humanizada aos nossos pacientes”, afirma a diretora.

Homenagens

Durante a programação, os enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam homenagens da banda do 51º Batalhão de Infantaria de Selva – (51º BIS), no jardim interno da unidade. Os militares entoaram diversas canções populares. A apresentação durou pouco mais de uma hora.

Além disso, as equipes de enfermagem, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), montaram um mural de fotos para homenagear os enfermeiros e técnicos de enfermagem atuantes do hospital.

1ª Jornada da Saúde da Transamazônica

O Regional da Transamazônica promoveu, pela primeira vez, a 1ª Jornada da Saúde da Transamazônica, evento alusivo ao Maio Verde, que tem como objetivo conscientizar autoridades sanitárias, gestores de hospitais e trabalhadores da saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.

O evento ocorreu de 16 a 19 de maio, de forma externa, no auditório a Associação do Consórcio Belo Monte (ACBM) e era direcionado aos profissionais e estudantes da área da saúde que desejavam ampliar seus conhecimentos em processos hospitalares e gestão assistencial.

O evento foi composto por mesa redonda e palestras sobre liderança, gerenciamento da assistência de enfermagem e medidas de controle de infecção hospitalar. Contou com a participação de Emanoel Severo, enfermeiro idealizador da campanha “Eu me comprometo a lavar as minhas mãos”. Popularmente conhecido como “Tiozinho do Ônibus”, o enfermeiro sensibilizou o público sobre os impactos da higienização das mãos na rotina pessoal e de trabalho, tudo isso de forma lúdica e incluindo diversos personagens.

Para Tays Sousa, estudante do 6º período do curso de Enfermagem, a jornada foi uma experiência que contribuiu para agregar conhecimento e ampliar a visão crítica além da teoria. “Quanto mais conhecimento, melhor. Gostei muito da palestra sobre infecção hospitalar. Foi impressionante saber que o simples ato de lavar as mãos pode nos livrar de diversas infecções”, comentou.

Concurso de paródia e poesia

Para encerrar a programação, a unidade realizou o 1º Concurso de Paródia e Poesia do HRPT. Idealizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o objetivo da ação é contribuir para a prevenção de infecções hospitalares, além de promover a segurança do paciente, profissionais da saúde e da população.

As apresentações envolveram diversos setores do HRPT e foram realizadas em dois turnos: manhã e tarde. Além disso, o evento contou com a participação de jurados, que foram selecionados criteriosamente entre profissionais da saúde.

Os vencedores do concurso de paródia foram: Em primeiro lugar ficou o setor de hemodiálise, em segundo, o Serviço de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico (SADT) do hospital, e em terceiro, a equipe do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL).

Já os vencedores do concurso de poesia foram: O primeiro lugar ficou o setor do Núcleo Interno de Regulação (NIR), e em segundo, houve empate técnico entre os setores da Central de Material e Esterilização (CME) e Núcleo de Educação Permanente (NEP).

O Regional da Transamazônica é uma unidade do Governo do Estado do Pará, reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil e possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde