Hospital Regional de Marabá promoveu 10ª edição da semana de enfermagem

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), finalizou nesta quinta-feira (26) em Marabá, a 10ª edição da semana de enfermagem, que durante três dias estimulou o aprendizado e a valorização dos profissionais da instituição.

Com o tema “O melhor de nós para todos nós”, a programação do evento realizado de 24 a 26 de maio na unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, contou com oficinas e palestras que fortaleceram a segurança do paciente, e a importância do profissional de enfermagem na gestão hospitalar.

Dentre os temas abordados, destacaram-se o papel do enfermeiro auditor na análise de prontuário, os cuidados de enfermagem a pacientes em tratamento de hemodiálise, a tecnologia de cuidados no gerenciamento de leitos, o papel do enfermeiro na gestão da qualidade, a sistematização da assistência de enfermagem, entre outros.

Rosialdo Lobato, diretor assistencial da unidade, explicou que a instituição é referência em atendimento de enfermagem humanizado, onde todos atuam para que o paciente tenha um tratamento digno e apropriado, sendo ouvido, respeitado e compreendido.

“As ações de capacitação realizadas durante a semana de enfermagem, reforçou todo o trabalho que é realizado diariamente nas unidades de internação do hospital, que visa oferecer um atendimento de qualidade aos nossos usuários”, ressaltou.

Durante a semana o HRSP, que é gerenciado pela Pró-saúde, realizou a oficina de práticas e cuidados de enfermagem em feridas e curativos, que apresentou protocolos para a prevenção e tratamento de lesões.

Educação Permanente

As ações da semana de enfermagem no HRSP, foram realizadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade, que durante o ano promove ações de capacitação voltadas para os mais de 300 profissionais de enfermagem da instituição.

Viviane da Silva Ferreira, analista de treinamento e desenvolvimento do NEP, aponta que em 2021, foram contabilizados mais de 1.300 treinamentos, cursos, oficinas e ações, que estimularam a capacitação dos profissionais que atuam no Regional de Marabá.

“A educação permanente no HRSP, enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional de enfermagem para atuar ativamente no processo educativo, contribuindo assim na qualidade dos serviços prestado aos pacientes”, afirma.

Valdemir Girato, diretor hospitalar do HRSP, explica que os profissionais de enfermagem, são a espinha dorsal do sistema de saúde no país, e a capacitação permanente dos profissionais, fortalece o atendimento de excelência aos usuários.

“A enfermagem no HRSP é representada pelos inúmeros enfermeiros e técnicos de enfermagem, responsáveis pelo planejamento e execução de diversas ações que visam o restabelecimento da saúde dos nossos pacientes. Possuímos uma equipe qualificada e comprometida em oferecer sempre um atendimento de qualidade”, comenta.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para mais de um milhão de pessoas residentes em 22 municípios.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde