Qualificação profissional permanente é uma das estratégias do Hospital de Altamira

Com o objetivo permanente de qualificar os seus trabalhadores, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira-PA, realiza uma média anual de 280 treinamentos. A atividade de desenvolvimento dos colaboradores é coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), constituindo-se em uma oportunidade para evolução profissional, de acordo com a colaboradora, Sanara Sandy da Silva Cabral, de 22 anos. “Vi meu esforço sendo reconhecido a cada oportunidade de crescimento gerada pela instituição. E com as capacitações, evoluí no meu aspecto profissional”, garantiu. Sanara trabalha no Hospital Regional desde 2013. Iniciou como auxiliar administrativo do setor de arquivo/métodos gráficos. Atualmente, é assistente administrativo do Núcleo de qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

O Núcleo de Educação Permanente é considerado estratégico. O diretor geral do HRPT, Edson Primo, considera que os processos contínuos de educação interferem de forma positiva na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde. “Investir no colaborador é saber que teremos um profissional de ponta atendendo os usuários de um hospital público e gratuito”, disse.  O NEP tem variadas funções, como a de potencializar a aprendizagem, incentivar a cultura da integração entre ensino e serviço. A principal delas é o processo de qualificação e formação profissional. 

No Hospital Regional, quando um novo profissional é contratado, um dos processos para recebê-lo é a integração, outra atribuição do NEP. “Esse acolhimento é feito para recepcionar o profissional que chega à instituição. O novo colaborador precisa conhecer as principais rotinas de cada setor e os princípios institucionais, assim como receber as boas vindas dos coordenadores e dos diretores. É importante para que ele se sinta fazendo parte da equipe”, explicou a supervisora do Núcleo de Educação Permanente, Dayana Celestino.

Já o acompanhamento contínuo do colaborador é feito por meio da ambientação, cujo objetivo é desenvolver as habilidades do trabalhador. O processo de ambientação é realizado de forma setorial. Por meio dele, também é possível mensurar a evolução do profissional. “A proposta de educação permanente é dar ênfase na qualidade do trabalho realizado pelo colaborador, ampliando a área de conhecimento desse profissional com cursos e treinamentos orientados pelo NEP, supervisionados pelos coordenadores de cada área. Fazemos isso por etapas e continuamente”, afirmou a enfermeira do NEP, Bruna Jacomel.

O trabalho é reconhecido pelos profissionais. “A ciência está sempre se atualizando e não podemos manter apenas o conhecimento adquirido na faculdade. Por isso, os treinamentos, capacitações e cursos oferecidos pelo HRPT são sempre bem-vindos para que possamos prestar uma assistência de qualidade ao paciente”, explicou o enfermeiro da UTI Pediátrica, Cleiton Sousa de Araújo.

 

Hospital

O Hospital Regional Público da Transamazônica está situado na Amazônia Legal, foi inaugurado em 2006, pertence ao governo do Estado do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).  O hospital recebeu recentemente a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, que reconhece a melhoria frequente da gestão, destacando a segurança do paciente e a alta resolutividade.

A unidade é referência em média e alta complexidades para aproximadamente 600 mil habitantes que fazem parte dos nove municípios da Região Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Sen J Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). A unidade fica na cidade polo de Altamira, às margens da Transamazônica, a 754 quilômetros da capital, Belém.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde