Hospital Metropolitano lança Plano de Gerenciamento de Resíduos

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) visa implantar, de forma efetiva, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), seguindo a legislação vigente e promovendo o desenvolvimento de um programa de educação ambiental. Para isso, a direção do HMUE planejou a I Semana do PGRSS a ser realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. 

A ideia do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é desenvolver, entre os profissionais, a incorporação de conceitos do Plano de Manejo de Resíduos de Saúde, de acordo com a  Resolução Anvisa 306/04 e Conama 358/05. “O plano de gerenciamento de resíduos objetiva reduzir o número de acidentes de trabalho com o descarte incorreto, assim como a proteção a saúde pública e ao meio ambiente, além de implantar a coleta seletiva, incentivando a redução, reutilização e reciclagem”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Hospital Metropolitano, Itamar Monteiro.

Gincana e concurso de reciclagem

Além dos colaboradores, o projeto também visa a conscientização do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, as estratégias serão variadas. Será realizada uma gincana envolvendo os setores da assistência, que serão visitados nos três turnos pela equipe da gincana até o dia 24 deste mês. Lá, serão avaliados itens quanto às condições de limpeza e organização dos expurgos, descarte correto nas lixeiras e nos descarpacks. Também responderão a perguntas sobre o PGRSS. Cada setor terá como tarefa a elaboração de um painel sobre resíduos para apresentar na abertura da Semana do PGRSS. Cada quesito será avaliado e a equipe com maior número de pontos vencerá a gincana.

Já o concurso de reciclagem terá como base a inscrição no SESMT. Os participantes vão apresentar os produtos da reciclagem no dia da abertura da I Semana do PGRSS, que ficarão em exposição no hall dos elevadores até o encerramento. Colaboradores e usuários analisarão a proposta de reciclagem, votando no que consideram o melhor. O vencedor também será premiado.

Programação da I Semana do PGRSS do HMUE

23/08/2016

Abertura Oficial da “I Semana do PGRSS do HMUE”

9h – Abertura, com apresentação do objetivo do evento, sua importância, e programação. Apresentação dos produtos reciclados que participarão do concurso.

9h30 – Contextualização da legislação sobre gestão de RSS. Resolução ANVISA 306/04 e CONAMA 358/05 e apresentação do Plano de manejo de resíduos do HMUE.

Palestrante: Walquiria Rocha – Engª de Seg. do Trab./HMUE – Confirmado

10h30 – A coleta seletiva no HMUE e os benefícios da reciclagem para o meio ambiente – Cidade Limpa.  

9h às 11h – Apresentação lúdica da coleta seletiva nos setores e clínicas do HMUE

15h – Contextualização da legislação sobre gestão de RSS. Resolução ANVISA 306/04 e CONAMA 358/05 e apresentação do Plano de manejo de resíduos do HMUE.

16h – A coleta seletiva no HMUE e os benefícios da reciclagem para o meio ambiente – Cidade Limpa

18h – Acidentes com exposição a material biológico e/ou perfurocortantes. Fluxo de conduta de acidentes no HMUE.

Palestrante: Dra. Taís Braga – Médica do Trabalho/HMUE

 

24/08/2016

9h – Visita à empresa Cidade Limpa com a Comissão do PGRSS e colaboradores escolhidos pelos gestores.

14h às 16h – Apresentação lúdica da coleta seletiva nos setores e clínicas do HMUE;

17h às 18h – Técnicas de reciclagem – A Natureza agradece! – Fundação Curro Velho

 

25/08/2016

9h – O tratamento e destino final dos resíduos de saúde e resíduos comuns na empresa coletora Cidade Limpa.

10h – Técnicas de reciclagem – A Natureza agradece!

16h – Acidentes com exposição a material biológico e/ou perfurocortantes. Fluxo de conduta de acidentes no HMUE.

Dra. Taís Braga – Médica do Trabalho/HMUE: Confirmado

17h – Alimentação Sustentável com o aproveitamento integral dos alimentos.

18h – Encerramento com apuração do vencedor do concurso de reciclagem e da Unidade campeã da gincana; entrega de prêmios e degustação de receitas usando cascas de frutas e legumes e talos de hortaliças (Alimentação Sustentável).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde