Hospital Metropolitano empossa membros da CIPA

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua-PA, empossou a quarta turma da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), na última sexta-feira, 20/8. A cerimônia de posse marcou o início da trajetória da comissão para o biênio 2016/2017. A comissão conta com 30 membros, sendo 15 eleitos e 15 indicados.

O presidente da Cipa é o técnico em segurança do trabalho, Carlos Henrique Costa. Para ele, a nova composição da comissão tem o desafio de manter o percentual de resolutividade adquirido pela gestão anterior. “Por meio da auditoria anterior da Pró-Saúde, nós alcançamos 80%. Portanto, seguimos com o desafio de melhorar e aperfeiçoar a nossa gestão”, frisou Costa, detectando que um plano de ação, com análise de indicadores, será a prioridade. O objetivo da Cipa é observar e relatar possíveis situações de acidente de trabalho ou doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho do colaborador. A comissão se reúne mensalmente, sendo que cada membro tem a missão de verificar constantemente os locais de trabalho. “A partir desta primeira avaliação, indicamos as prioridades e tentamos solucionar, por meio de relatórios de inspeção”, ressaltou Costa.

Um dos membros eleitos, o colaborador Alim Jamin falou sobre o desafio para os próximos anos. “Vamos trabalhar para trazer melhorias para o colaborador em relação a prevenção de acidentes e também melhorias para o hospital, principalmente, para diminuir o risco de acidente de trabalho”, observou. A colaboradora Michelle Conceição também foi empossada. “Estou animada, pois se trata de uma comissão de extrema importância para a saúde dos colaboradores. Espero ajudar na questão da prevenção do acidente de trabalho, sempre pensando na melhora contínua do nosso ambiente”, disse.

Antes da posse, os membros da CIPA participaram de uma semana de capacitação sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho, com carga horário de 20 horas, conforme dispõe norma regulamentadora NR – 05 Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho. O conteúdo programático foi Contexto Histórico e Fundamentos da Saúde e Segurança do Trabalhador, Bases Legais de Saúde e Segurança do Trabalhado, Organização de CIPA e SESMT, Definição e Elaboração de Plano de Ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Acidente de Trabalho, Riscos Ocupacionais dos Processos de Trabalho, Ferramentas de Analise de Acidentes de Trabalho, Definição e Elaboração de Mapa de Risco, Princípios Gerais de Higiene do Trabalho, EPI – Equipamento de Proteção Individual, DST e AIDS e Orientação sobre Prevenção e combate a Incêndio.   

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde