Profissionais do Hospital Regional de Santarém recebem mensagens de otimismo em meio à pandemia

Pacientes, pais, irmãos, filhos e cônjuges de profissionais que atuam no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) entraram na luta de combate ao coronavírus (Covid-19), em Santarém, mesmo que distante dos seus familiares. Com o intuito de incentivar o trabalho de técnicos, enfermeiros, médicos e administrativo, familiares e amigos estão enviando mensagens de otimismo desejando força e luz para os colaboradores que seguem suas rotinas de trabalho no hospital.

A ação faz parte da campanha “Espalhe o Bem no HRBA”, idealizada pela unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, para valorizar os profissionais que atuam na instituição. “A ideia inicial era que o colaborador enviasse uma mensagem positiva ao outro, ou de um setor ao outro, mas a recepção foi tão positiva que conseguimos coletar mensagens de familiares e até pacientes, que queriam contribuir com essa corrente do bem expressando palavras de carinho e amor aos nossos profissionais”, explica a coordenadora do Recursos Humanos do HRBA, Thalita Gamboa.

As mensagens são recebidas por meio de aplicativo de mensagens instantâneas no celular da Recursos Humanos do hospital e divulgadas na rádio interna alcançando todos os colaboradores e usuários presentes no Regional.

O Espalhe o Bem foi lançado oficialmente na Rádio HRBA na última quinta-feira (9), com a mensagem do diretor Hebert Moreschi. “Com esta iniciativa queremos trazer um pouco de conforto aos profissionais que trabalham em nosso hospital e merecem todo esse carinho. São profissionais que deixaram as suas famílias, os seus lares, para estarem conosco nessa batalha contra a pandemia do Coronavírus. Somos os soldados nessa guerra, soldados que usam branco, e seguem aqui em seus postos de trabalho”, afirma o diretor que também foi surpreendido com a mensagem de sua filha Maria Clara Canuto Moreschi, de 2 anos e 11 meses.

“Quero dizer a vocês que estão no hospital na linha de frente, nessa batalha tão difícil para todos nós. Saibam que estão em nossas orações. Falo em nome de todos que estão em casa. Mantenham-se firmes, confiantes e seguros pelas mãos de Deus. Vocês foram escolhidos por Deus para essa profissão. Mantenham-se tranquilos e com fé de que tudo isso vai passar logo. Desejo que a ida ao hospital e retorno para suas casas sejam em segurança. E que em cada cantinho desse hospital tenha um anjo cuidando de cada um de vocês”, disse em mensagem, a paciente oncológica Ralieny Pereira, de 50 anos.

Todos podem participar com mensagens positivas. Basta enviar uma mensagem (texto ou áudio) para WhatsApp (93) 99199-1626, utilizando a hashtag #EspalheOBemNoHRBA

A campanha faz parte do projeto “Rede de Atenção aos Colaboradores”, que tem como objetivo amenizar os efeitos psíquicos deste período de pandemia buscando apoiar os colaboradores proporcionando bem-estar mental. Por meio da Rede de Atenção, o RH também oferece orientações e dá encaminhamentos à atendimentos psicológicos não presenciais.

O Regional do Baixo Amazonas é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, sendo uma das unidades de referência para o atendimento a casos graves de Covid-19, na região Oeste do Pará.

Atendimentos do HRBA em 2019

Atendendo a uma população estimada em R$ 1,3 milhões de pessoas, de 28 municípios da região oeste do Pará, o HRBA realizou 869.701 mil atendimentos em 2019, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência. A unidade é reconhecida como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência – maior certificação nacional de acreditação hospitalar, que assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde