Home » Profissionais do Hospital Regional da Transamazônica são imunizados contra a gripe
Vacina

Profissionais do Hospital Regional da Transamazônica são imunizados contra a gripe

Campanha vacinal encerra na próxima segunda-feira, 24/5, e tem como objetivo vacinar todos os colaboradores da unidade

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, está realizando a campanha vacinal contra a Influenza (gripe) nos profissionais que atuam na unidade.

A imunização teve início na última terça-feira, 18, e encerra no próximo dia 24. Até o momento, 580 funcionários do corpo assistencial, apoio e administração já foram vacinados.

A ação é coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, órgão que fornece as vacinas.

De acordo com Débora Santos, enfermeira do Trabalho, a campanha é realizada anualmente e, além de orientar os colaboradores sobre a importância da vacina, ela reforça que os trabalhadores tenham o hábito de manter o cartão de vacinação sempre atualizado.

“Sempre reforçamos com nossos colaboradores a relevância da imunização de todos. Até agora, tivemos uma grande adesão por parte deles. Nosso objetivo é vacinar 100% do nosso quadro de funcionários”, explica a profissional.

É importante lembrar que a vacina contra a Influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são semelhantes.

A gripe causada pelo influenza é uma infecção transmitida por meio do contato com secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada com o vírus.

Seus principais sintomas são: febre alta, coriza, tosse seca, náusea, vômito, falta de apetite e dores nos músculos, articulações, cabeça e garganta. Dependendo da gravidade, alguns pacientes necessitam de internação hospitalar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, anualmente, cerca de 5 milhões de pessoas são acometidas pela doença no mundo e até 650 mil morrem por complicações da gripe. Por isso é importante participar da campanha de vacinação.

O Regional Público da Transamazônica é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O hospital é referência para nove municípios da região de integração do Xingu.

O HRPT é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde