Alta Covid-19

Reencontro emocionante com a família marca a alta de paciente que ficou intubada por 12 dias

Antonia Regiane Cardoso deu entrada no Hospital Regional Público da Transamazônica no dia 17 de abril com comprometimento pulmonar de 80%, em decorrência da Covid-19

A ansiedade e emoção de uma família na frente do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, chamava a atenção de todos. Com flores, balões e muito amor, eles aguardavam pela alta tão esperada de Antonia Regiane Cardoso, comerciante de 46 anos que venceu a Covid-19.

Regiane foi internada no HRPT no dia 17 de abril, após apresentar desconforto respiratório e comprometimento pulmonar de 80%. Dois dias depois, o quadro se agravou e ela precisou ser intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No período em que Regiane permaneceu na UTI, o acolhimento e a dedicação incansável da equipe multiprofissional fez toda a diferença para a família dela, que diariamente recebia o boletim médico da paciente.

“Tínhamos medo, chorei muito, porque estamos acostumados a ouvir por aí que, se uma pessoa é intubada, não tem mais jeito. Mas não é assim. Fomos tranquilizados pelas assistentes sociais e pela própria equipe, que explicava todos os detalhes pra gente”, afirmou Tayla Cardoso, filha única da paciente.

Após passar pelos cuidados intensivos, Regiane apresentou melhora significativa no quadro de saúde e foi transferida para a enfermaria, onde permaneceu até ser liberada para voltar para o aconchego da família.

“Estou há um mês sem ver minha família, com muita saudade deles e de casa. Não tenho palavras para agradecer o que fizeram por mim. Eles cuidaram de mim com tanto carinho. Só tenho gratidão a Deus”, comemorou a Regiane.

Na despedida, paciente e equipe se emocionaram e uma salva de palmas tomou conta do corredor do hospital, que é uma unidade do Governo do Estado, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde e referência no tratamento de pacientes com a Covid-19 na Região do Xingu.

A enfermeira Lidiane Costa foi uma das profissionais que esteve diariamente acompanhando a paciente. Ela, que esteve presente tanto quando a paciente foi intubada e extubada, não conteve as lágrimas ao se despedir de Regiane.

“Cuidei dela desde o início, fazendo curativos, conversando e a tranquilizando. Para mim, é extremamente gratificante participar desse momento. A recuperação dela é resultado da dedicação de toda nossa equipe”, celebrou Lidiane.

Desde o início dos atendimentos dos casos de Covid-19 pelo hospital, mais de 420 pacientes já foram recuperados.

O HRPT é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde