Pró-Saúde implanta Pastoral da Saúde na UPA Zona Leste

A iniciativa tem o objetivo de acolher a todos e integrar a dimensão espiritual ao cuidado humanitário

Nesta quarta-feira (6/7), a Pró-Saúde, gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h da Zona Leste, em Santos (SP), realizou a implantação da Pastoral da Saúde na unidade, por meio do setor de Filantropia. A ação evangelizadora, realizada por cristãos católicos, tem objetivo de promover, defender e cuidar da vida.

A Pastoral da Saúde é desenvolvida voluntariamente nas unidades próprias e gerenciadas pela entidade em todo o país, e proporciona atividades junto aos doentes e familiares, integrando a dimensão espiritual à humanização e ao cuidado das pessoas.

“O objetivo da ação é levar a presença samaritana de Cristo a todas as pessoas. A pastoral da saúde tem uma dimensão solidária e acolhe a todos, em suas diversas crenças”, comentou Luciano Louzan, agente de Pastoral da Pró-Saúde.

Durante o evento, a diretoria da unidade abordou a importância da iniciativa e, junto com a assistente social Celma Felix, multiplicadora da Pastoral, e voluntários da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Para finalizar, o Coordenador da Pastoral da Saúde, Dom Antonio Carlos Altieri, celebrou a santa missa, que foi realizada na parte externa da unidade, possibilitando a participação de todos.

Durante a celebração, o religioso salientou os benefícios da Pastoral em unidades hospitalares. “A dimensão da fé é importante para que a pessoa tenha um porto seguro e se tranquilize diante da dor”.

As visitações da Pastoral da Saúde são opcionais e acontecem, apenas, quando há solicitação dos pacientes ou familiares.

O diretor Hospitalar da UPA Zona Leste, Gilmar Oliveira, destacou a relevância da ação na unidade. “É assegurado por lei o atendimento religioso aos internados, desde que em comum acordo com eles ou seus familiares. Vivenciar isso na Pastoral da Saúde de forma integral na nossa unidade, vislumbrando o cuidado ao paciente e humanização dos colaboradores, foi uma experiência maravilhosa”.

A UPA Zona Leste, em Santos, pertence a rede pública de saúde da Prefeitura e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sendo referência no atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde