Hospital Metropolitano cria novos pontos para coleta de óleo de cozinha usado

Com a ampliação, pessoas da comunidade também podem fazer o descarte adequado na unidade

Especialistas afirmam que, quando despejado incorretamente, um único litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, gerar descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Já em contato com o solo, há contaminação e sujeira.

Pensando na problemática, para alertar e conscientizar a população, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, conta agora com dois novos pontos para o correto descarte do líquido. Atualmente, a comunidade externa também pode utilizar os pontos para descarte adequado.

“A nossa ideia é ampliar o espaço para que colaboradores e pacientes, acompanhantes ou comunidade externa se mobilizem para fazer o correto descarte”, diz a analista de sustentabilidade do HMUE, Bruna Furtado. “Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos entregar um meio ambiente cada vez mais limpo para as próximas gerações e, com isso, reproduzir ações mais sustentáveis”, comenta.

De acordo com pesquisas, além de problemas gerados aos rios e solo, quando descartado em pias ou ralos, o óleo pode provocar entupimento de toda a rede de encanamento de uma casa, por exemplo.

Parceiro do Meio Ambiente, o Hospital Metropolitano faz parte da Rede de Saúde pública do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde. Com o objetivo de estimular a adoção de práticas sociais, econômicas e ambientais, a unidade conta com um Setor de Sustentabilidade específico para criar e gerenciar ações necessárias no hospital.

“Essas iniciativas estimulam e fortalecem as boas práticas do Hospital Metropolitano à frente de uma gestão cada vez mais sustentável, com ações pensadas e desenvolvidas para o bem-estar da sociedade em geral”, afirma o diretor Hospitalar, Thiago Zache.

O que é feito com o óleo descartado?

Com a reciclagem do óleo de cozinha é possível produzir tintas, vernizes, sabão biodegradável, ração animal, dentre outros.

Para separar o óleo usado, é indicado colocar o líquido em uma garrafa PET e guardar em um local seguro, longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Após o processo de armazenagem, o descarte pode ser feito a qualquer dia e hora na portaria do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, localizado no bairro da Guanabara, em Ananindeua.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde