Regional de Marabá aponta cinco benefícios do chocolate amargo para a saúde

Nesta quinta-feira, 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Para lembrar a data, especialista do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), aponta algumas das propriedades benéficas do chocolate amargo para a saúde.

Débora Souza, nutricionista no HRSP, explica que o chocolate amargo, com 70% de cacau ou mais, possui propriedades antioxidantes. Se for consumido de forma moderada, no máximo 30 gramas ao dia, contribui para a melhoria de funções no organismo como a vascular, além de proteger contra o envelhecimento e doenças neurodegenerativas.

“O principal ingrediente do chocolate é o cacau, alimento nutritivo e rico em fitoquímicos que traz diversos benefícios para a saúde. Quanto maior for a porcentagem de cacau no chocolate, mais escuro ele será e também mais saudável”, afirma a profissional.

A nutricionista ainda informa que o chocolate contém uma substância química chamada feniletilamina, produzida pelo corpo quando estamos felizes. Ela age como antidepressivo, além de aumentar o nível de serotonina no cérebro, substância responsável pela sensação de bem-estar.

“São muitos os estudos científicos produzidos nos últimos anos que destacam a importância do chocolate amargo com 70% de cacau, no entanto ele deve ser consumido com moderação para contribuir com a nossa saúde”, ressalta.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pelo Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios.

Conheça cinco benefícios do chocolate amargo com 70% de cacau:

Previne o envelhecimento
Rico em antioxidantes, o chocolate amargo é capaz de prevenir o envelhecimento precoce das células. Isso ocorre devido a expulsão dos radicais livres, que são responsáveis por promover a oxidação dos tecidos e causar o envelhecimento.

Melhora o trânsito intestinal
Fonte de fibras, o chocolate amargo melhora o trânsito intestinal, diminuindo os quadros de prisão de ventre.

Previne doenças cardiovasculares
Rico em gorduras boas, é capaz de diminuir a absorção de gorduras ruins e melhorar os níveis de colesterol em nosso organismo, protegendo a saúde do coração. Além disso, contribui com a pressão arterial, que é melhorada por conta dos seus antioxidantes flavonóides.

Auxilia no funcionamento dos nervos e dos músculos
Fonte de magnésio, o chocolate amargo também auxilia no bom funcionamento dos nervos e músculos, possibilitando qualidade de vida e uma saúde mais equilibrada.

Aumenta a concentração e a saúde do cérebro
Devido a cafeína em sua composição, o chocolate amargo melhora a saúde do cérebro e aumenta a nossa disposição, concentração e energia para as mais diversas atividades diárias.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde