Oncológico Infantil realiza campanha de arrecadação de livros

A ação, em alusão ao Dia do Livro, foi desenvolvida pelo Grupo de Humanização da unidade e vai até 29 de abril

A leitura é uma maneira de ampliar o campo do pensamento. Foi com foco nesta afirmação que o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde em Belém, iniciou, nesta segunda-feira (18), a campanha de arrecadação de livros, intitulada “Ler faz bem, que tal ajudar também?”.

A iniciativa, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da instituição, faz alusão ao Dia do Livro, comemorado anualmente em 23 de abril e visa à arrecadação de livros novos e usados (em bom estado de conservação), de gêneros variados, como romance, drama, policial, trilogias e também livros da literatura infantojuvenil.

A ideia surgiu durante uma das reuniões do GTH, formado por representantes de 11 setores do hospital. Pensando no alcance e adesão, os organizadores preparam um vídeo, que foi compartilhado em aplicativo de transmissão de mensagens com todos os profissionais do Oncológico Infantil.

Para receber as doações, uma caixa, personalizada pela equipe de Humanização da instituição, foi disponibilizada no Subsolo do hospital. A expectativa é que os mais de 500 colaboradores ativos do hospital demonstrem seu apoio até o dia 29 de abril, quando termina a campanha.

A participação também está aberta para toda a população paraense. Quem tiver interesse em realizar a doação, basta dirigir-se à recepção no Subsolo e deixar os livros com um dos colaboradores.

Brenda Caroline Silva, 27 anos de idade, que integra a equipe do Setor de Patrimônio do Oncológico Infantil, é uma das que já demostrou interesse na ação. Ela é uma leitora assídua e lembra que, desde o início de sua adolescência, sempre ouviu dizer que a leitura enriquece o vocabulário e aumenta o conhecimento. “Hoje eu tenho o hábito de ler. A leitura me ajudou em muitas coisas, inclusive na educação dos meus filhos”, comenta.

Os livros arrecadados serão doados à Casa de Apoio Menino Jesus, instituição de acolhimento a crianças que fazem tratamento contra o câncer, no Bairro São Braz, e ao Gueto Hub, um espaço cultural localizado no Bairro Jurunas, em Belém.

Além do lançamento da campanha, a celebração da data contou ainda com um momento de contação de histórias às crianças e aos adolescentes em atendimento na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país.

No Oncológico Infantil, o Programa de Voluntariado da Pró-Saúde conta com o apoio de dois grupos atuantes que utilizam regularmente o livro como instrumento lúdico por meio da atividade de contação de história para as crianças, tais como: Abecas Capelania e Anjos da Enfermagem.

Joyce Wanzeler, pedagoga que atua como brinquedista na equipe de Humanização, destaca que “os livros ajudam no desenvolvimento da linguagem, aumentam o vocabulário e estimulam a criatividade. No caso das crianças, permitem a descoberta do mundo imaginário. Eles proporcionam momentos de descontração e prazer a elas”.

Já o médico do Trabalho, Márcio Maués, destaca a importância da literatura na realização do seu sonho. “Foi por meio dos livros que tive contato com Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, entre tantos outros que influenciaram na minha trajetória literária”, lembra o profissional que já lançou quatro livros de poesia e serve de inspiração para muitos colaboradores.

Projeto

Ainda no campo literário, a Classe Hospitalar Professor Roberto França, em funcionamento no Hospital Oncológico Infantil, está desenvolvendo um novo projeto denominado “Curumim Chefe da Amazônia”, voltado para a elaboração de um livro de receitas regionais.

Ainda em fase preliminar, a ideia é que as crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer na unidade usem a criatividade, tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas na classe hospitalar e interações educativas interdisciplinares. A expectativa é que o livro esteja pronto até o final deste ano.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde