Crianças internadas no Hospital Metropolitano celebram a Páscoa

Em um ambiente lúdico, os pequenos foram recebidos para comemorar a data com oficinas e jogos

Para celebrar a Páscoa, as crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e estudam na Classe Hospitalar da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde, em Ananindeua, participaram, na manhã desta quinta-feira (14/4), de uma atividade especial.

Em um espaço decorado com os símbolos tradicionais que remetem à data, como o coelho e a cenoura, por exemplo, os pequenos foram recebidos em um ambiente lúdico, onde foram realizadas oficinas de criação de coelhos e pintura, contação de histórias e jogos.

Maria Cleidinalva é de Marituba, Região Metropolitana de Belém, e mãe da pequena Ádria Celeste, de cinco anos. Juntas, elas participaram da atividade. “Eu nunca imaginei que teríamos isso aqui dentro. Foi bom porque no leito ficamos entediados, e aqui foi diferente. Ela sorriu, eu participei com ela. Isso é muito positivo”, diz a mãe da menina.

“Eu gostei bastante. Vou levar bombom de chocolate para a minha professora e contar para ela que eu pintei os coelhinhos aqui no hospital”, comemora a pequena.

Denise dos Santos, de 11 anos, é outra paciente que participou da atividade e aprovou. “Eu não gosto muito de doce, mas quis participar da atividade. Foi muito legal”, comenta.

Para a coordenadora da Classe Hospitalar do Metropolitano, professora Leonice Cardoso, “a Páscoa é um momento esperado pelas crianças por remeter a esse lado lúdico, que permite que as crianças criem o mundo delas”.

“As crianças têm referências muito positivas da Páscoa. Talvez seja a festividade mais adorada por elas, justamente pelos doces e as histórias dos coelhos. Mesmo internados, os pequenos celebraram a Páscoa, o que ficará marcado na memória afetiva de cada um”, afirma Leonice.

A Classe Hospitalar do HMUE foi criada em 2009, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e oferece atendimento educacional especializado, no leito e em sala, para crianças matriculadas no ensino infantil. A unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará, é referência para traumas, queimados e outras especialidades.

Desde sua implantação, a Classe Hospitalar do Metropolitano já ofereceu educação para quase oito mil crianças em tratamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde